Belo Horizonte quer resgatar protagonismo no mercado da moda

Após constantes desafios enfrentados nos últimos anos, o setor da moda em Belo Horizonte espera se reerguer e retomar o protagonismo do passado. O ponto de partida para esse recomeço parte pela formação de novos profissionais através do programa Senac Moda, lançado na última terça-feira (18) na capital mineira, com possibilidade de abrangência estadual.
Desenvolvido pelo Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o programa contará com cursos gratuitos no Barro Preto, na região Centro-Sul. O local é conhecido, desde o final da década de 70, como um importante polo da moda em Minas Gerais por abrigar confecções e lojas relacionadas ao ramo têxtil.
Em Belo Horizonte, o segmento da moda vem demonstrando fôlego e crescimento nos últimos anos. Em 2023, o setor, que conta com 17,2 mil estabelecimentos na cidade, movimentou R$ 4 bilhões, experimentando um crescimento de 6%.
Os dados foram apresentados pelo diretor-regional interino do Senac em Minas, Joaquim Gonçalves, que destacou as oportunidades de transformação com o lançamento do Senac Moda. “Nós gastamos 9 meses entre a confecção, elaboração do programa, a reorganização dos currículos e formação das trilhas. Queremos marcar o nosso reposicionamento neste mundo da moda em um momento muito singular, porque além da qualidade e construção coletiva, estamos oferecendo isso gratuitamente”, pontua.
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Formação atende de entusiastas a profissionais
O programa terá trilhas formativas divididas em duas frentes: Itinerário Formativo e Trilha do Varejo. As formações contam com conteúdos que abrangem temas como design, costura, modelagem, produção, gestão de negócios e tendências.
O objetivo, segundo o presidente do Sistema Fecomercio MG, Nadim Donato, é atender desde entusiastas a profissionais da moda. “Para nós essa formação de juventude é muito importante para a retomada do setor em Minas”, destaca.
Segundo ele, após o início em Belo Horizonte, Divinópolis, outro importante polo da moda no Estado, contará com a oferta e estrutura de cursos do Senac, propiciando que novos profissionais entrem nesse mercado.
A moda que vem das montanhas
Para os próximos anos, o desejo é formar cada vez mais profissionais da moda e unir o segmento com foco em fortalecer os produtos locais, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva), Lucio Faria.
“A moda em Minas Gerais tem sua própria essência e diferencial. As formações de estilistas, vitrinistas, e outras profissões nos enchem de esperança. Queremos voltar àquela época de ouro, quando o Barro Preto tinha 5 mil costureiras, mas de forma diferente, com todo o segmento presente na região”, afirma.
Faria acrescenta que é preciso que aconteça esse resgate que Belo Horizonte e Minas Gerais tenham mais representatividade na moda brasileira. “Com o retorno dos cursos pelo Senac vamos fazer de tudo que para isso se transforme em realidade”, finaliza.
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