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Belo Horizonte quer resgatar protagonismo no mercado da moda

Senac, no Barro Preto, realizará formação gratuita de novos profissionais da moda
Belo Horizonte quer resgatar protagonismo no mercado da moda
Barro Preto, polo da moda em Belo Horizonte passa a contar com cursos gratuitos realizados pelo Senac | Foto: Reprodução Google Maps

Após constantes desafios enfrentados nos últimos anos, o setor da moda em Belo Horizonte espera se reerguer e retomar o protagonismo do passado. O ponto de partida para esse recomeço parte pela formação de novos profissionais através do programa Senac Moda, lançado na última terça-feira (18) na capital mineira, com possibilidade de abrangência estadual.

Desenvolvido pelo Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o programa contará com cursos gratuitos no Barro Preto, na região Centro-Sul. O local é conhecido, desde o final da década de 70, como um importante polo da moda em Minas Gerais por abrigar confecções e lojas relacionadas ao ramo têxtil.

Em Belo Horizonte, o segmento da moda vem demonstrando fôlego e crescimento nos últimos anos. Em 2023, o setor, que conta com 17,2 mil estabelecimentos na cidade, movimentou R$ 4 bilhões, experimentando um crescimento de 6%.

Os dados foram apresentados pelo diretor-regional interino do Senac em Minas, Joaquim Gonçalves, que destacou as oportunidades de transformação com o lançamento do Senac Moda. “Nós gastamos 9 meses entre a confecção, elaboração do programa, a reorganização dos currículos e formação das trilhas. Queremos marcar o nosso reposicionamento neste mundo da moda em um momento muito singular, porque além da qualidade e construção coletiva, estamos oferecendo isso gratuitamente”, pontua.

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Formação atende de entusiastas a profissionais

O programa terá trilhas formativas divididas em duas frentes: Itinerário Formativo e Trilha do Varejo. As formações contam com conteúdos que abrangem temas como design, costura, modelagem, produção, gestão de negócios e tendências.

O objetivo, segundo o presidente do Sistema Fecomercio MG, Nadim Donato, é atender desde entusiastas a profissionais da moda. “Para nós essa formação de juventude é muito importante para a retomada do setor em Minas”, destaca.

Segundo ele, após o início em Belo Horizonte, Divinópolis, outro importante polo da moda no Estado, contará com a oferta e estrutura de cursos do Senac, propiciando que novos profissionais entrem nesse mercado.

A moda que vem das montanhas

Para os próximos anos, o desejo é formar cada vez mais profissionais da moda e unir o segmento com foco em fortalecer os produtos locais, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva), Lucio Faria.

“A moda em Minas Gerais tem sua própria essência e diferencial. As formações de estilistas, vitrinistas, e outras profissões nos enchem de esperança. Queremos voltar àquela época de ouro, quando o Barro Preto tinha 5 mil costureiras, mas de forma diferente, com todo o segmento presente na região”, afirma.

Faria acrescenta que é preciso que aconteça esse resgate que Belo Horizonte e Minas Gerais tenham mais representatividade na moda brasileira. “Com o retorno dos cursos pelo Senac vamos fazer de tudo que para isso se transforme em realidade”, finaliza.

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