Negócios

Belo Horizonte está entre as melhores cidades para startups; veja ranking

Capital mineira figura entre as oito melhores localidades para o desenvolvimento de empresas de tecnologia da América do Sul
Belo Horizonte está entre as melhores cidades para startups; veja ranking
Crédito: Adobe Stock

Belo Horizonte está entre as oito cidades com os melhores ecossistemas de startups da América do Sul. A capital mineira é a oitava no ranking continental, liderado por São Paulo (SP) e figura na 187ª posição global.

Em 2023, o mercado para de startups de Belo Horizonte desenvolveu-se consideravelmente e a cidade avançou 28 posições em comparação com o ano anterior. Entre as startups mais notáveis da Capital, estão presentes: Solides, Sympla, Rock Content, Psicologia Viva, Lastlink, Shippify, Flapper e Sambatech.

Os dados fazem parte do índice “The Global Startup Ecosystem Index”, desenvolvido pela StartupBlink, uma plataforma global de pesquisa em economia de inovação. Os relatórios anuais elaborados pela empresa são usados ​​por empreendedores para tomada de decisões sobre realocações, investimentos e pesquisas ao redor do mundo.

O índice também afirma que há uma atração cada vez maior para empreendedores montarem suas startups em Belo Horizonte nos setores de: Transporte, Fintech, Software e Dados. Essas três indústrias representam cerca de 51% das startups do estudo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O ranking global, composto por mil cidades, é liderado por: São Francisco (1º) e Nova York (2º), nos Estados Unidos e Londres (3º), no Reino Unido.

Belo Horizonte entre melhores ecossistemas de startups da América do Sul

  1. São Paulo, Brasil: 17º em ranking global
  2. Bogotá, Colômbia: 65º
  3. Santiago, Chile: 67º
  4. Buenos Aires, Argentina: 75º
  5. Curitiba, Brasil: 140º
  6. Rio de Janeiro, Brasil: 145º
  7. Medelín, Colômbia: 168º
  8. Belo Horizonte, Brasil: 187º

Ranking: Principais ecossistemas de startups do País

  1. São Paulo (SP): 17º em ranking global
  2. Curitiba (PR): 140º
  3. Rio de Janeiro (RJ): 145º
  4. Belo Horizonte (MG): 187º
  5. Porto Alegre (RS): 215º
  6. Florianópolis (SC): 296º
  7. Recife (PE): 452º
  8. Brasília (DF): 463º
  9. Joinville (SC): 487º
  10. São José dos Campos (SP): 492º

Brasil fora do ranking para startups de inteligência artificial

Apesar dos avanços tecnológicos em diversos setores de tecnologia, o Brasil ainda não é considerado um País promissor para startups de inteligência artificial (IA). Segundo análise da StartupBlink, no total, existem 168 cidades no mundo classificadas para esta indústria. 

A lista é liderada por São Francisco (Estados Unidos), Pequim (China) e Nova York (Estados Unidos). Além de Estados Unidos e China, estão presentes cidades do Reino Unido, França e Israel entre as dez primeiras posições.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas