Belo Horizonte está entre as melhores cidades para startups; veja ranking

Belo Horizonte está entre as oito cidades com os melhores ecossistemas de startups da América do Sul. A capital mineira é a oitava no ranking continental, liderado por São Paulo (SP) e figura na 187ª posição global.
Em 2023, o mercado para de startups de Belo Horizonte desenvolveu-se consideravelmente e a cidade avançou 28 posições em comparação com o ano anterior. Entre as startups mais notáveis da Capital, estão presentes: Solides, Sympla, Rock Content, Psicologia Viva, Lastlink, Shippify, Flapper e Sambatech.
Os dados fazem parte do índice “The Global Startup Ecosystem Index”, desenvolvido pela StartupBlink, uma plataforma global de pesquisa em economia de inovação. Os relatórios anuais elaborados pela empresa são usados por empreendedores para tomada de decisões sobre realocações, investimentos e pesquisas ao redor do mundo.
O índice também afirma que há uma atração cada vez maior para empreendedores montarem suas startups em Belo Horizonte nos setores de: Transporte, Fintech, Software e Dados. Essas três indústrias representam cerca de 51% das startups do estudo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O ranking global, composto por mil cidades, é liderado por: São Francisco (1º) e Nova York (2º), nos Estados Unidos e Londres (3º), no Reino Unido.
Belo Horizonte entre melhores ecossistemas de startups da América do Sul
- São Paulo, Brasil: 17º em ranking global
- Bogotá, Colômbia: 65º
- Santiago, Chile: 67º
- Buenos Aires, Argentina: 75º
- Curitiba, Brasil: 140º
- Rio de Janeiro, Brasil: 145º
- Medelín, Colômbia: 168º
- Belo Horizonte, Brasil: 187º
Ranking: Principais ecossistemas de startups do País
- São Paulo (SP): 17º em ranking global
- Curitiba (PR): 140º
- Rio de Janeiro (RJ): 145º
- Belo Horizonte (MG): 187º
- Porto Alegre (RS): 215º
- Florianópolis (SC): 296º
- Recife (PE): 452º
- Brasília (DF): 463º
- Joinville (SC): 487º
- São José dos Campos (SP): 492º
Brasil fora do ranking para startups de inteligência artificial
Apesar dos avanços tecnológicos em diversos setores de tecnologia, o Brasil ainda não é considerado um País promissor para startups de inteligência artificial (IA). Segundo análise da StartupBlink, no total, existem 168 cidades no mundo classificadas para esta indústria.
A lista é liderada por São Francisco (Estados Unidos), Pequim (China) e Nova York (Estados Unidos). Além de Estados Unidos e China, estão presentes cidades do Reino Unido, França e Israel entre as dez primeiras posições.
Ouça a rádio de Minas