Belo Horizonte sedia Festival de Educação da Fundação da Gide entre 5 e 7 de outubro

A busca por uma educação de qualidade no Brasil estimulou a Fundação da Gide (FdG), com sede em Belo Horizonte, a criar o Festival de Educação Liga da Gide. O evento, que acontece de 5 a 7 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, reunirá cerca de 4 mil pessoas, entre dirigentes, gestores e professores. O festival é considerado oportuno para o avanço da educação e nele, os participantes conhecerão cases de sucesso, tendências e ferramentas que podem ajudar a alavancar resultados e tornar a educação mais eficiente no País.
O presidente da FdG, Rodrigo Godoy, explica que a fundação atua através do método gestão integrada da educação, buscando melhorias nos resultados de aprendizagem das redes municipais e estaduais de educação.
“Nosso foco é transformar o País pela melhoria da educação básica de qualidade. Ao longo desses últimos 25 anos, a gente já atuou em 12 estados da federação e em mais de 10 mil escolas. A primeira experiência em rede estadual foi no Ceará em 2002, onde ajudamos o estado a despontar como liderança nacional em educação e aprendizagem. Desde então, passamos por vários outros estados. Hoje nosso maior projeto é em Minas Gerais, atuando em quase mil escolas estaduais e na rede municipal de oito cidades”, conta.

A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas participem do Festival de Educação Liga da Gide. Os dirigentes, gestores e professores poderão conhecer, ao longo do evento, as boas práticas que vêm gerando resultados de destaque nas redes públicas de ensino. Haverá ainda debates sobre o futuro da educação no País, o uso da inteligência artificial (IA) e tecnologia aplicada à aprendizagem.
Godoy ressalta que um dos grandes diferenciais do evento é que a apresentação dos resultados e das práticas bem-sucedidas será feita pelos próprios gestores públicos e representantes das escolas que passaram a utilizar a metodologia da Fundação da Gide.
Vários estados
“Representantes do Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Manaus compartilharão suas experiências, mostrando como o trabalho desenvolvido em conjunto com a fundação transformou a realidade educacional de suas regiões”, destaca.
Durante o evento, haverá painéis com dirigentes educacionais, educadores e organizações que lideram mudanças na educação brasileira, palestras com especialistas e apresentação de boas práticas que estão redesenhando a realidade escolar no País, além de espaços de troca/networking.
Entre os palestrantes, estão, por exemplo, a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), Suely Rodarte, com décadas de liderança em fóruns e colegiados dedicados à gestão e à valorização da educação básica.
Entre os temas que serão abordados nas palestras estão a educação socioemocional e a tecnologia na educação, que abordará, por exemplo, o uso da IA nas escolas. “O uso da IA é uma questão muito debatida no meio educacional, vamos abordar o tema mostrando como inserir a tecnologia, ferramentas interessantes e como a IA pode ajudar o professor”, conta.
Ouça a rádio de Minas