Belo Horizonte vai ganhar primeiro hotel Tribe no Brasil

Após chegar recentemente em Medellín, capital da Colômbia, a marca Tribe Hotel se prepara para sua estreia no Brasil. Belo Horizonte será a segunda cidade na América do Sul a receber um empreendimento com essa bandeira.
O novo hotel da Capital será instalado em um edifício situado no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da cidade, que anteriormente pertencia ao governo de Minas Gerais. O imóvel foi arrematado em leilão em 2021, com um aporte de aproximadamente R$ 20 milhões, pelo Grupo OR3, atuante no segmento de investimentos imobiliários. Atualmente, os investimentos chegam a R$ 65 milhões aplicados.
Segundo a multinacional francesa Accor, administradora da bandeira, a inauguração está marcada para abril de 2025.
Até lá, o projeto prevê um hotel que deve proporcionar uma experiência voltada ao design, com uma ampla infraestrutura, tendo como destaque:
- 79 quartos e suítes,
- restaurante,
- lounge bar,
- rooftop,
- fitness center
- e áreas de lazer.
O edifício tem 12 pavimentos e a infraestrutura está organizada em dois subsolos, térreo, mezanino, além de pavimentos dedicado aos apartamentos e rooftop.
“Estamos muito contentes com este momento de levarmos a bandeira Tribe para o Brasil, a começar por Belo Horizonte, pois temos o interesse de, tão logo, expandir hotéis pelas capitais brasileiras, assim como estamos iniciando em Minas Gerais”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, Romulo Silva.
O executivo destaca que a instalação do empreendimento na capital mineira é uma decisão estratégica, ressaltando que, junto a São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, Belo Horizonte era uma prioridade para a expansão da rota de crescimento da bandeira.
Silva observa também que o setor de hotelaria, assim como a própria companhia, está diante de uma demanda superior à observada durante o recente período de crises vividas pelo Brasil.
“Chegou a hora de iniciarmos um novo ciclo e investirmos em novos hotéis. As crises econômicas, políticas e a pandemia impactaram negativamente no mercado, mas agora percebemos uma maior previsibilidade, o que nos proporciona um apetite renovado para investimentos“, afirma o porta-voz da Accor Brasil.

Conceito voltado ao lifestyle é a aposta da companhia
O lifestyle é um dos segmentos de crescimento mais rápido da indústria hoteleira global, e a Ennismore está liderando o caminho com seu coletivo de 14 marcas empreendedoras, que representam 90 hotéis em operação e 167 em andamento.
“Temos o conceito de lifestyle porque queremos proporcionar experiências, uma arquitetura diferente, e que o hóspede possa se encantar com o que deseja ver”, pontua o diretor.
Ele também afirma que a intenção é garantir gastronomia e entretenimento de qualidade. “Teremos um restaurante super descolado, com localização próxima ao Minas Tênis Clube, em uma região privilegiada e próxima aos atrativos. A hotelaria do futuro está dentro desse conceito da Tribe e nossa expectativa é que o hóspede esteja em um ambiente em que se sinta impactado”, resume Silva.
Restaurante será aberto em Belo Horizonte antes do Tribe iniciar atividades
O restaurante mencionado pelo diretor é o Trintaeum, estabelecimento que deve ser aberto em novembro deste ano, ou seja, cinco meses antes do empreendimento inteiro entrar em operação.
O local será dedicado à culinária mineira e terá a proposta de distanciar-se da imagem tradicional da gastronomia do Estado, frequentemente associada a preparações rústicas em fogões a lenha, para oferecer receitas com ingredientes típicos, porém com um toque de requinte e sofisticação.
“A ideia é sair dessa característica caricata da comida mineira, através de um aspecto mais urbano e contemporâneo, com um serviço de alto nível, alinhando a cultura de hospitalidade à experiência gastronômica”, pontua a chef Ana Gabi, que está à frente do projeto gastronômico do restaurante.

A marca Tribe foi criada em resposta ao cenário atual de viajantes que buscam cada vez mais experiências de alta qualidade com economia quando o assunto é hotelaria.
Dentro do contexto da marca, a experiência tradicional do hotel permite que os hóspedes vivam, trabalhem e se divirtam em um ambiente contemporâneo.
Para a unidade em Belo Horizonte, aos finais de semana, espera-se uma taxa de ocupação de 70%, formada por um público mais corporativo, que vem de outras localidades em função da agenda de eventos que acontece na capital.
Expansão global da Tribe
Com a abertura do primeiro hotel na Austrália em 2019, a Tribe tem planos de expandir operações em todo o mundo. Até o momento, a marca possui um amplo pipeline com cerca de 50 empreendimentos, incluindo locais emblemáticos como Paris, Amsterdã, Londres e Bali, na Indonésia.
Ouça a rádio de Minas