Bem Brasil está engajada na preservação ambiental

Os indicadores de desempenho ambiental estão relacionados à forma como a empresa utiliza os recursos naturais, tendo em vista a redução dos impactos provocados pela sua atividade. Significa se preocupar com o volume de emissão de gases de efeito estufa, com a eficiência energética, níveis de poluição, gestão de resíduos e efluentes, entre outros aspectos.
Em função da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, as reflexões em torno do tema aumentam. Mas a Bem Brasil Alimentos está engajada nessa pauta desde a sua fundação, há mais de 15 anos: o respeito e o cuidado com o ecossistema fazem parte da cultura organizacional e se refletem em projetos permanentes para garantir a produção e o consumo responsáveis.
Alguns destaques são os programas de economia circular e gestão de resíduos; de compostagem e fertirrigação; aproveitamento energético de biogás produzido na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e uso de biomassa; tratamento de mais de 210 m3/hora de água; monitoramento e controle das emissões de gases de efeito estufa, logística reversa; entre tantas outras iniciativas.
“O que não é sustentável está fadado a acabar. Esse é o conceito com o qual a Bem Brasil se estruturou e atua. Trabalhamos para dar amplitude a isso e alcançar resultados importantes. Afinal, existem recursos e informações disponíveis para reduzir impactos ambientais diariamente”, afirma a supervisora de Meio Ambiente da Bem Brasil, Érika Araújo.
Ela reforça que as ações da indústria, líder em vendas de batata pré-frita congelada no País, são amplas, multidisciplinares e envolvem não apenas as suas duas unidades, em Araxá e Perdizes, ambas no Triângulo Mineiro, como as comunidades no seu entorno. Também englobam desde a produção da matéria-prima no campo, passando pelos processos industriais até chegar ao produto final e suas embalagens. “O desenvolvimento sustentável atende às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Por isso, a atuação responsável está no nosso DNA, e temos evoluído, cada dia mais, com uma gestão ecoeficiente e transparente”, completa.
Há mais de 10 anos, a Bem Brasil também desenvolve um projeto de sucesso junto às comunidades onde atua, levando educação ambiental a milhares de alunos de escolas públicas dos municípios de Araxá e Perdizes, por meio de um processo participativo. Essa ação tem uma receita especial, cujos ingredientes são música, teatro, oficinas com materiais recicláveis e palestras para educadores. A iniciativa ocorre, anualmente, em junho, porém não foi possível a sua realização neste ano, em função da pandemia. Ela será retomada logo que seja novamente possível, assim como a realização da Semana da Saúde e do Meio Ambiente para colaboradores internos.
Top of Mind
A Bem Brasil Alimentos confirma, mais uma vez, que é a preferida dos consumidores, quando se fala em batata industrializada. Nesse segmento, a empresa é a vencedora do Prêmio Top Of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais 2021, na categoria Liderança. Em sua 26ª edição, a premiação é realizada, anualmente, pela revista MercadoComum, para homenagear as companhias mais lembradas pelo público mineiro. A solenidade de entrega dos troféus ocorrerá durante dois eventos: “I e II Webinar Prêmio Top of Mind”, realizados exclusivamente com esse objetivo, nos dias 7 e 8 de julho.
A iniciativa tem buscado, durante esses anos, identificar e destacar as corporações que aparecem, em primeiro lugar, na mente dos entrevistados. São consideradas, assim, as favoritas dos consumidores, por serem mencionadas, de maneira espontânea, em pesquisa de opinião. Dessa forma, figurar no alto do pódio da categoria Liderança significa que o percentual de citações envolvendo a Bem Brasil confere à empresa a posição de líder no segmento “Batatas Industrializadas”. Ou seja, a marca é a primeira na cabeça da maior parte dos mineiros.
Para o presidente da Bem Brasil, Dênio de Oliveira, o reconhecimento demonstra que a organização está no caminho certo para cumprir, diariamente, sua missão de levar sabor, qualidade e praticidade aos clientes, ganhando cada vez mais espaço no pensamento e nas mesas dos brasileiros. “Estamos muito felizes com esse importante resultado, que confirma que temos conquistado, ao longo de mais de 14 anos de atuação, o gosto dos consumidores. É uma honra e um orgulho receber esse prêmio, que valoriza ainda mais os esforços de toda nossa equipe”, afirma.
O Prêmio Top of Mind reconhece as marcas de sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos. A pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, pelo MercadoComum, à Quaest Consultoria foi realizada durante o período de 24 de fevereiro a 29 de março de 2021 e contou com 1.513 entrevistas, nos 50 maiores municípios do estado. Todas as respostas foram apuradas sob a forma espontânea. As perguntas são abertas, e o entrevistado responde o que vem à mente, sem nenhum tipo de estímulo, ou seja, não é oferecida nenhuma opção de resposta.
Ouça a rádio de Minas