Bem Brasil planeja nova fábrica fora de Minas até 2027

A Bem Brasil, indústria de batata pré-frita e congelada, tem registrado crescimento acima do mercado e se mantendo há, pelo menos, três anos em expansão. A empresa mineira que possui 50% do share nacional no acumulado de 2023, conforme pesquisa Comex Stat – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, segundo a consultoria Kantar, gera 1,3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos nas cidades de Perdizes, no Alto Paranaíba (MG), onde fica a sede; e Araxá, no Triângulo Mineiro. Até 2027, uma nova planta deverá ser inaugurada, dessa vez fora do Estado.
De acordo com o CEO da empresa, Dênio Oliveira, a região Nordeste do Brasil é o possível destino da terceira planta industrial da empresa, mas o local definitivo ainda está em avaliação. “Vamos sair de Minas porque entendemos que por aqui as áreas, principalmente, estão muito concorridas. Precisaríamos arrendar e o arrendamento tem alto custo”, comenta.
A nova fábrica pretende atender e garantir o crescimento para os próximos anos. A expectativa da empresa é ampliar as exportações, que hoje representam quase 4% da produção, para 10% até 2027. A empresa mineira já exporta para países da América do Sul como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru, mas também alcança outros continentes exportando para Japão, Taiwan, Vietnã, e Estados Unidos.
Consumo interno favorece crescimento
Além do mercado externo, onde há países em que o consumo chega a 15 kg por ano por habitante, como Bélgica e Holanda; e 12 kg nos EUA; a alta do consumo nacional de batatas também garante, de certa forma, a previsibilidade de crescimento. “A estimativa é que o mercado mundial cresça 4% ao ano e, internamente, 10%. Então, nós vamos acompanhar”, diz Oliveira.
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O gestor da empresa diz que quando a Bem Brasil foi criada, em 2006, o consumo de batatas congeladas no País era de 0,5 kg por pessoa por ano. “Hoje, já está em quase 4 kg. A gente ajudou a fomentar isso e vamos continuar crescendo”, comenta.
Ele explica que a pandemia favoreceu o aumento, uma vez que as pessoas ficaram em casa e acabaram consumindo produtos de fácil preparo. Além disso, ele destaca a chegada da airfryer que contribuiu para o aumento deste tipo de produto.
Para este ano, a expectativa da Bem Brasil é registrar crescimento de 10% em volume, na comparação com 2022, e registrar faturamento de R$ 3,5 bilhões, expansão de quase 30% sobre 2022. No ano passado, o aumento foi de 30% em relação a 2021. “Nosso desempenho este ano está um pouco menor do que a expectativa, mas consideramos um avanço bastante expressivo, uma vez que estamos falando de mais de 400 mil toneladas de batatas vendidas”, avalia Oliveira. Em 2022, o faturamento da empresa foi de R$ 2,7 bilhões.
O crescimento registrado nos últimos anos proporcionou a expansão, em 2022, da fábrica de Perdizes, aumentando uma linha de produção. O aporte, na época, noticiado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, foi de mais de R$ 700 milhões, levando-se em conta o aumento da estrutura de apoio, de armazenagem, área de estocagem, entre outros aspectos necessários para suportar a expansão.
Armazenagem é diferencial
Com capacidade para produzir 500 mil toneladas de produto por ano, a ideia é continuar crescendo. De acordo com Oliveira, tal crescimento só é possível em função da armazenagem que, para ele, é considerada o grande diferencial da companhia.
As câmaras refrigeradas conseguem atender a empresa o ano inteiro, mesmo após o término da safra de batatas. Os silos refrigerados armazenam 400 mil toneladas de batata in natura. “É um processo muito particular, a Bem Brasil tem essa expertise muito forte. A gente consegue operar o ano inteiro com a melhor batata para os dois mercados que a gente atende, que hoje é 50% food service e 50% varejo”, comenta.
Mix de produtos não será ampliado
Em 2019, a Bem Brasil se aventurou no mercado de proteínas e chegou a lançar pacotes com três cortes diferentes da tilápia. A ideia era aproveitar a rede de distribuidores já estruturada e a condição natural da região, que é uma das principais produtoras no Estado. Mas, depois de pouco tempo, a empresa desistiu de oferecer a iguaria. “A tilápia entrou no portfólio, mas a gente entendeu que não é o mercado da Bem Brasil”, revela Oliveira.
Além da batata, produto principal da Bem Brasil, a empresa traz no portfólio 20 produtos, entre eles a polenta e os anéis de cebola. “O anel de cebola era um produto que a gente importava até o ano passado. Com a nova linha de produção que foi inaugurada em Perdizes, passamos a produzir”, lembra Oliveira.
De acordo com o gestor, é um mercado que crescerá muito ainda. “Como a batata lá atrás tinha anualmente um consumo de 0,5kg por pessoa/ano e a Bem Brasil fomentou este consumo, a gente acredita que acontecerá o mesmo com o anel de cebola”, diz. Para ele, a partir do momento que as pessoas forem experimentando e vendo que é bom e fácil de preparar, o consumo vai aumentar.
Valores sustentáveis cresceram com a empresa
A Bem Brasil Alimentos atua no mercado há 17 anos e, de acordo com Dênio Oliveira, CEO da empresa, cresceu com o DNA de sustentabilidade. “A economia circular sempre esteve presente”, comenta. Ele explica que há na companhia vários processos que se enquadram nos modelos que atendem os princípios do ESG.
“A gente utiliza o biogás dos resíduos das batatas nas caldeiras, reaproveitamos a água e a reutilizamos na irrigação das plantações. São mais de 1500 hectares que são irrigados por esta água reutilizada”, ressalta.
A empresa também é 99,9% aterro zero. Ou seja, possui uma de gestão de resíduos que busca eliminar o uso de aterros sanitários, que fomenta a reutilização, redução e reciclagem de todo o resíduo produzido na planta.
Bem Brasil é premiada por desempenho empresarial e pessoal
A empresa também coleciona prêmios pelo desempenho produtivo. A Bem Brasil Alimentos foi uma das ganhadoras do XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2023 da categoria “Agronegócio”. O prêmio tinha como objetivo homenagear as empresas que mais se destacaram em Minas Gerais durante os anos de 2022/2023. Para essa premiação, foram levados em consideração pilares como: atividades operacionais, desempenho econômico e resultados em geral das instituições listadas.
Além disso, a empresa pelo quinto ano consecutivo foi reconhecida com o selo “Lugares Incríveis para Trabalhar” (LIPT), iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA). E também conquistou a certificação internacional “Great Place to Work” (GPTW).
O prêmio LIPT reconhece as empresas brasileiras com os níveis mais elevados de satisfação entre seus colaboradores, com base na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que avalia o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação em relação às práticas de gestão de pessoas.
Já o selo “Great Place to Work” (GPTW) é uma referência global em avaliação de ambientes de trabalho, com foco na confiança, credibilidade e respeito no local de trabalho.
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