Bernoulli chega a Nova Lima em 2025

O grupo Bernoulli Educação está construindo mais uma unidade em Minas Gerais. A escola será instalada próximo à saída para a rodovia MG-030, no Vale do Sereno, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As obras começaram no final de 2022 e têm previsão de conclusão para 2024, com início das atividades no ano letivo de 2025.
A unidade vai receber estudantes de todas as séries, desde o ensino infantil, a partir dos quatro anos, ao ensino médio. A ideia é que o colégio atenda tanto nova-limenses quanto moradores da Capital e proximidades, totalizando aproximadamente 2 mil alunos. Segundo o copresidente do Bernoulli, Rodrigo Domingos, serão investidos cerca de R$ 250 milhões no empreendimento e gerados por volta de 250 empregos diretos, fora os indiretos.
O projeto está sendo desenvolvido em um terreno de 9,4 mil m² e contempla espaços para esportes, artes, música, maker, cozinha pedagógica e teatro. Conta ainda com soluções para adequar a estrutura e ocupações às questões de mobilidade, como horários diferentes de entrada e saída de alunos, para diluição da circulação de automóveis no entorno. Além disso, dispõe de vagas para veículos de transporte escolar, drives de embarque e desembarque de estudantes, carros de aplicativo e staff para apoio logístico.
“A nossa visão sempre foi de entregar educação de qualidade e ter um espaço escolar adequado. Sempre procuramos buscar meios de encontrar lugares que fossem suficientemente bons para pudéssemos ter unidades que deem fruição a uma educação de altíssimo nível. E o Bernoulli tem investido muito em procurar lugares e terrenos que sejam amplos e que possam propiciar esse tipo de ambiente”, ressalta Domingos.
Com uma infraestrutura moderna e funcional, o prédio além de tecnológico, será sustentável e foi projetado para que os espaços tenham ventilação natural do ambiente e aproveitamento da luz natural. O objetivo é reduzir os impactos à natureza, melhorar a eficiência energética e promover conforto térmico, com base no conceito de construção consciente e alinhado ao compromisso do Bernoulli com práticas de sustentabilidade.
“Tudo foi pensado para ser o melhor possível, desde sustentabilidade, pés direitos que o prédio tem, questão do cálculo ambiental para que você tenha conforto térmico, iluminação adequada para que você possa ter salas de aulas que sejam amplas, corredores bem largos, espaços extra sala de aula, de convivência, espetaculares, uma arquitetura muito moderna, um complexo esportivo gigantesco. Estamos falando de um colégio que vai ter cinco quadras, das quais três serão cobertas e uma terá dimensões de ginásio profissional, com arquibancada. Estamos falando de ter um teatro, auditório para 400 pessoas, com acústica. Então você tem todos os tipos de ambientes, de sala multiuso, laboratórios e tudo de última geração”, destaca.

Outros projetos
Presente atualmente em Belo Horizonte e Salvador, Domingos afirma, sem dar muitos detalhes, que o Bernoulli pretende se instalar em outras importantes cidades brasileiras. “Basicamente, em algumas das capitais de relevância pretendemos expandir com unidades próprias neste padrão de escola de excelência tanto pedagógica quanto predial”, diz.
Ainda no ano passado, o grupo adquiriu um edifício no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, onde funcionava o Colégio Pitágoras. O complexo de 18 mil m², construído na década de 1950 e tombado como patrimônio cultural da Capital, está sendo revitalizado para receber alunos do ensino infantil até o 1º ano do ensino médio a partir de 2024.
Ouça a rádio de Minas