Bernoulli inaugura unidade em imóvel histórico de BH; veja como ficou

O Colégio Bernoulli vai inaugurar, no próximo dia 30, uma nova unidade em um prédio histórico de Belo Horizonte. Localizado na avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da Capital, o espaço contará com mais de 50 salas e terá capacidade para atender até 2 mil alunos.
Segundo informações do colégio, inicialmente a unidade vai receber estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio. A partir de 2025, também serão ofertadas vagas para alunos do 4º e do 5º anos do Fundamental e, para os demais segmentos, as datas ainda serão definidas.
Com o objetivo de unir tradição e modernidade, o edifício – que foi tombado há dois anos pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural Municipal de Belo Horizonte – foi restaurado seguindo as diretrizes estabelecidas para prédios históricos. O objetivo, segundo o Bernoulli Educação, é oferecer uma estrutura segura e que valorize o convívio e a qualidade no ensino.
Em relação à infraestrutura, a instituição destaca que o espaço, com mais de 18 mil metros quadrados (m2) contará com salas de aula projetadas com acústica e iluminação ideais, amplas áreas verdes e pátios de convivência e integração. Além disso, a nova unidade do Bernoulli em Belo Horizonte contará com:
- 2 bibliotecas
- Laboratórios
- Auditório multifuncional
- Salas especializadas para aulas de Artes, Maker e Música
- 3 quadras de esportes
- Cozinha
- Horta pedagógica
Para os próximos meses, a instituição destaca que ainda estão previstas outras instalações como espaços de convivência, pátios, quadras cobertas e estacionamentos. “Estamos entusiasmados em oferecer mais um ambiente educacional inspirador aos nossos alunos, onde cada área é projetada para nutrir o crescimento acadêmico, social e pessoal”, garante o diretor executivo das unidades escolares do Bernoulli Educação, Marcos Raggazzi.
Antes do Bernoulli, prédio já abrigou duas outras escolas

Segundo o dossiê de tombamento do imóvel, o prédio de arquitetura neoclássica foi projetado em 1950 para abrigar a escola de congregação Sacre Coeur de Jesus, voltado somente para alunas e com um andar dedicado ao noviciado. O projeto é de autoria do arquiteto e engenheiro Vicente Buffalo.
A partir da década de 1970, o Colégio Pitágoras se firmou no local preservando a fachada e realizando algumas modificações estruturais para ampliar os espaços destinados às salas de aula. Alguns anos depois o colégio, que já contava com Ensino Fundamental e Médio, passou a receber também alunos do Ensino Superior até dezembro de 2021 quando encerrou as atividades.
Para esta nova fase, o Bernoulli Educação destaca que foram resgatadas características da estrutura original do prédio como a revitalização de pisos, além da recuperação de mais de 700 janelas, do telhado, dos guarda-corpos e das escadas. “Por se tratar de um prédio tombado, os alunos vão conviver com anos de história, presentes em cada aspecto da unidade”, afirma a instituição.
Veja como ficou o colégio após revitalização





Ouça a rádio de Minas