Bernoulli lança pré-vestibular virtual

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo mudanças nos hábitos das pessoas e, consequentemente, nas metodologias de diversas empresas. A educação talvez tenha sido uma das mais impactadas: no primeiro ano da crise sanitária, aulas apenas on-line e, em 2021, a experiência do modelo híbrido, permitido pelo avanço da vacinação. Eis que neste exercício, as aulas já retornaram ao modelo presencial, mas há quem tenha se adaptado tão bem ao formato digital que o grupo Bernoulli Educação passou a oferecer a modalidade 100% virtual para o pré-vestibular em 2022.
Para isso, foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão. O curso foi totalmente repensado e as aulas podem ser assistidas ao vivo ou de forma assíncrona, do jeito que o aluno preferir. Além disso, a quantidade de alunos nas turmas foi pensada de maneira que permite a interação em tempo real com os professores e simulados podem ser feitos a distância ou presencialmente.
Quem explica é o diretor executivo das Unidades Escolares do Bernoulli Educação, Marcos Raggazzi. Segundo ele, as aulas serão gravadas no Estúdio UX, que foi especialmente construído para garantir a melhor experiência audiovisual para o aluno, com equipamentos e metodologia de última geração.
“Percebemos que, em função da pandemia, um grupo de alunos se adaptou à modalidade on-line de tal maneira que, mesmo com a liberação das aulas presenciais, optariam por permanecer no formato virtual. São pessoas que moram mais distante das unidades ou estão fora de Belo Horizonte. Para atender essa demanda, lançamos o curso 100% digital. A procura foi bastante expressiva e o número de matriculados nos revela que estávamos certos em oferecer essa opção”, explica.
Porém, o diretor destaca que uma das grandes preocupações foi manter a qualidade de ensino da rede Bernoulli. E que tudo o que o grupo oferece no presencial foi levado para o digital agregando sistemas de áudio e vídeo de ponta em uma plataforma desenvolvida especialmente para o produto.
“Não é porque é on-line que a qualidade tem que ser menor. Nosso sistema sempre foi ímpar, garantindo vagas nas universidades mais concorridas do País e não poderíamos oferecer um produto que não estivesse a essa altura. O aluno terá uma experiência completamente distinta daquilo que se vê no mercado, com qualidade pedagógica, material exclusivo e equipe de professores renomados“, garante.
Na modalidade presencial, além das aulas presenciais, o aluno também conta com as aulas transmitidas ao vivo, que ficarão gravadas para ser assistidas depois. Logo, se por algum motivo o estudante não puder assistir a aula presencial, é possível acessar o conteúdo a distância. Esta foi uma modalidade adotada em 2021 devido às medidas de distanciamento social e que foi aprovada pelos alunos e segue disponível também em 2022.
Matrículas
Em relação às matrículas, Raggazzi diz que as aulas das primeiras turmas já tiveram início nos horários da manhã e tarde. Além disso, há outros grupos para iniciarem no dia 15 de fevereiro e pode ser que haja outro para março. É que muitos alunos esperam resultados de provas como Enem e Sisu para se matricularem no pré-vestibular.
“De toda maneira, a procura está maior que nos anos anteriores, até mesmo em função do arrefecimento da pandemia. Apesar do pico da Ômicron, essa faixa etária já está vacinada e se sente mais segura em voltar para as salas de aula. Para se ter uma ideia, no primeiro dia de aula em que num cenário normal teríamos 90% de presença, desta vez tivemos 95%”, ressalta.
Fundado no ano 2000, o Bernoulli Educação é consolidado como um dos grupos educacionais de maior destaque no Brasil. É formado pelo Bernoulli Go, Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli, com unidades próprias em Belo Horizonte e Salvador. Também integra o Grupo, o Bernoulli Sistema de Ensino que desenvolve soluções educacionais utilizadas por mais de 700 escolas parceiras em todo o País, entre elas estão as dez das 50 melhores escolas do Brasil no Enem.
Ouça a rádio de Minas