Condomínio logístico de alto padrão em Betim atinge 100% de ocupação
O Betim Business Park, primeiro condomínio logístico de alto padrão da cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atingiu 100% de ocupação em sua fase inicial. O espaço foi completamente absorvido por grandes empresas do setor, sendo a mais recente a Master Cargas Brasil, referência nacional em soluções logísticas integradas. O empreendimento, incorporado pela Fulwood, recebeu investimento inicial de R$ 170 milhões na primeira fase, que contempla 44 mil metros quadrados (m²) de área bruta locável (ABL).
O projeto total está dividido em três etapas e deve atingir 112 mil m² de ABL nos próximos anos, com potencial para gerar até 10 mil empregos diretos e indiretos. “O plano contempla uma ocupação escalonada e já demonstra alta demanda, com o empreendimento atingindo rapidamente a ocupação total da fase inicial”, afirma o diretor comercial da Fulwood, Fernando Schilis.
Segundo Schilis, o público-alvo do condomínio abrange empresas dos setores varejista, farmacêutico, automotivo, e-commerce, alimentos e bebidas, autopeças e indústrias leves. “O projeto foi concebido para atender companhias que buscam eficiência logística, localização estratégica e alto padrão construtivo”, destaca.
Estrutura de ponta do Betim Business Park atrai empresas de alto desempenho
Com padrão triple A, o Betim Business Park oferece uma estrutura que atende empresas exigentes em termos de eficiência, governança e desempenho operacional. Os galpões foram projetados para operações logísticas de grande porte, com pé-direito de 12 metros, piso de alta resistência (6 toneladas por m²), docas cross-docking com niveladoras e modulação flexível — os espaços vão de 4.848 m² a mais de 44 mil m².
A infraestrutura também inclui portaria 24h, restaurante, salas de reunião, auditório, vestiários, heliponto e estacionamento para veículos leves e carretas.
“A proposta do Betim Business Park é oferecer soluções versáteis para centros de distribuição e unidades fabris de empresas com elevado nível de governança e exigência operacional”, destaca o diretor.
Master Cargas amplia operação em Minas Gerais
A última ocupação do condomínio coube à Master Cargas Brasil. A companhia opera mais de 4 milhões de m² de armazéns, distribuídos em 45 filiais no Brasil e no exterior, atendendo grandes marcas do varejo e da indústria.
“Betim e Minas Gerais oferecem uma geografia estratégica, infraestrutura robusta, incentivos fiscais sólidos e um ambiente propício ao crescimento industrial e logístico. São características que explicam por que empresas como a Master Cargas optam por operar ali: redução de custos, ganho de tempo, segurança operacional e melhora na competitividade”, avalia a fundadora e presidente da Master Cargas, Tania Lopes Anselmo.
Segundo ela, o novo centro logístico em Betim terá um papel central na distribuição de cosméticos, bebidas, eletrônicos e produtos alimentícios, ampliando a capacidade da empresa no Sudeste e gerando 200 novos postos de trabalho diretos e indiretos.
Condomínio logístico sustentável e com certificação internacional
Um dos diferenciais do Betim Business Park é a certificação ambiental LEED Silver, concedida pelo Green Building Council. O selo atesta o compromisso do empreendimento com práticas sustentáveis, como uso racional de energia e água, infraestrutura para ventilação e iluminação naturais e redução das emissões de carbono.
“São características muito valorizadas pelos nossos clientes e que estimularam a totalidade da ocupação da área”, afirma Schilis.
Além da questão ambiental, essas medidas trazem ganhos econômicos reais, com redução de custos operacionais, melhor ambiente de trabalho e aumento da produtividade dos colaboradores.
Betim se consolida como polo logístico estratégico
A localização privilegiada é outro atrativo do projeto. Às margens de importantes rodovias e próximo a Belo Horizonte, Betim tem se destacado como hub logístico e industrial no Estado. Dois projetos de infraestrutura em andamento reforçam esse papel: o Aeroporto de Cargas de Betim e a ampliação da Via Expressa até o Inhotim, que deve melhorar ainda mais a integração regional.
“Um polo logístico como esse concentra infraestrutura e serviços compartilhados que otimizam a cadeia de suprimentos. A proximidade com rodovias e centros urbanos amplia a competitividade das empresas instaladas”, explica o diretor da Fulwood.
A segunda e terceira fases do Betim Business Park já estão em planejamento, com perspectiva de expansão diante da crescente demanda. A Fulwood avalia novos aportes conforme a evolução da ocupação.
“Vamos acompanhar o ritmo do mercado, mas o cenário é promissor. Betim já é uma referência industrial e está se tornando um dos principais vetores logísticos do Estado”, conclui Schilis.
Ouça a rádio de Minas