BH Airport estima aumento de 18% nas operações
Ampliando a perspectiva de retomada, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte prevê uma movimentação em torno de 7,4 mil operações de aeronaves e 886 mil passageiros circulando pelo terminal em julho. O volume representa um crescimento de 18% em relação ao mês imediatamente anterior, 40% em relação ao mesmo período do ano passado e 84% em relação ao mesmo período pré-pandemia (julho de 2019).
As novas opções de decolagem impulsionam a conectividade do terminal na alta temporada. Um dos destaques é a novidade em operação desde o dia 1 de julho: a rota da Gol para Fortaleza, com três partidas semanais (sexta, sábado e domingo). Até o dia 20, serão disponibilizados voos extras nas segundas e quartas. O horário das partidas às segundas, quartas, sextas e domingos é 23h45. Aos sábados, às 12h40.
“Serão, em média, sete voos extras por dia em julho, com destaque para Porto Seguro, Maceió, Florianópolis e Foz do Iguaçu”, declara o diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport, Herlichy Bastos. “Projetamos quase 50 voos fretados para o mês, tendo Porto Seguro, Natal e Maceió como principais destinos”, complementa, lembrando que os números ainda podem sofrer alterações, em função dos ajustes da malha pelas empresas.
Nordeste e Sul do Brasil são contemplados com os novos destinos na alta temporada, movimentando a economia, o turismo e os negócios no cenário nacional. Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Porto Seguro e Porto Alegre são as novas rotas sazonais e regulares criadas pela Gol, a partir do Aeroporto Internacional de BH. “O lançamento dos novos destinos pela companhia fortalece ainda mais a parceria para ampliar a conectividade de Minas com os demais estados brasileiros, fomentando a inovação, a tecnologia e as experiências positivas para empresas e passageiros”, sublinha Herlichy.
Além das rotas internacionais (Lisboa/Portugal e Panamá), o aeroporto estará conectado a 41 destinos domésticos em julho. Entre os destinos atendidos por voos extras e regulares estão Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).
Concessão
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Latam lança voos diários em Montes Claros
A Latam iniciou ontem suas operações diárias em Montes Claros (Norte de Minas), que conta agora com voos diretos a partir de São Paulo/Guarulhos. A nova rota estreou oficialmente o terceiro destino da Latam em Minas Gerais depois de Belo Horizonte e Uberlândia. Ainda neste mês de julho, a Latam também estreará operações no Aeroporto da Zona da Mata, em Juiz de Fora, além de Caxias do Sul (RS) e Cascavel (PR).
Para a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, a inauguração responde ao crescimento da demanda por viagens aéreas no Brasil e também reflete o recente ganho de eficiência operacional da Latam, que tem viabilizado a abertura de novos voos. “Quando atendemos mais aeroportos no Brasil, abrimos possibilidades para que mais pessoas possam considerar o avião em suas viagens. Mais do que um simples voo de 95 minutos de duração, o cliente da Latam que chega ou parte de Montes Claros agora pode visitar com mais praticidade outros 50 destinos nacionais e outros 19 internacionais da nossa malha aérea no Brasil, em conexões rápidas no nosso hub (centro de conexão) de Guarulhos”, explica.
Com a inauguração das operações em Montes Claros, a Latam Brasil chega oficialmente a 51 destinos domésticos no Brasil (antes da pandemia de Covid-19 eram 44). A primeira estreia do ano foi em Sinop (MT), em maio, também com voos diários a partir de Brasília (DF).
Além de oferecer mais possibilidades para o transporte de pessoas, a inauguração do novo destino também implementa o transporte de cargas por meio das operações da Latam Cargo, empresa de logística do Grupo Latam, que utiliza os porões das aeronaves de passageiros para este fim.
Programação
Ao todo, a Latam já prevê 75% de ocupação nos primeiros voos da nova rota São Paulo/Guarulhos-Montes Claros. Os voos diários partem de Guarulhos às 13h40 e de Montes Claros às 15h45. São operados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros (8 em classe Premium Economy e 168 em Economy). As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.
Atualmente, a Latam opera em Minas Gerais voos a partir de Belo Horizonte/Confins para Brasília (18 voos semanais), São Paulo/Congonhas (55 voos semanais), Curitiba (9 voos semanais), Fortaleza (7 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (40 voos semanais), Rio de Janeiro/Santos Dumont (14 voos semanais) e Vitória (7 voos semanais), e a partir de Uberlândia para São Paulo/Congonhas (7 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (14 voos semanais).
Férias
Para a alta temporada de julho de 2022, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais a mais para garantir o atendimento de aproximadamente 3 milhões de passageiros, o que corresponde a 60% a mais em comparação com o mesmo mês de 2021. Ao todo, a companhia vai operar quase 20 mil pousos e decolagens de/para o Brasil, um crescimento de 61% em comparação ao mesmo período de 2021.
Ouça a rádio de Minas