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BH ancora, mais uma vez, ação pelo dia da criatividade

BH ancora, mais uma vez, ação pelo dia da criatividade
BH já começou o caminho rumo às soluções criativas e abriga a 1ª agência da Economia Criativa de MG | Crédito: Qu4rto Studio / Acervo Belotur / Divulgação

Mais uma vez Belo Horizonte vai integrar o seleto time de 130 cidades ao redor do mundo a ancorar a ação global Dia da Criatividade e Inovação. O evento é uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade. A programação, aberta ao público, híbrida e gratuita, acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril.

A coordenação local é feita pela gerente de Economia Criativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do P7 Criativo , Márcia Andrade Carmo de Azevedo.

“É uma alegria, mais uma vez, a cidade participar do maior festival de criatividade e inovação do mundo. Temos como tema central ‘Celebrar a vida’, com os eixos: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Depois de tanta tristeza nesse tempo de pandemia, é hora de celebrarmos a vida e também observarmos com cuidado tudo o que aprendemos e fizemos nesse período. Mudanças radicais aconteceram, como o advento do trabalho remoto, projetos de inovação aberta, compartilhamento de dados e conhecimentos. Tudo isso precisa ser visto pelo ponto de vista de que também evoluímos”, explica Márcia de Azevedo.

Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

São valores do Dia Mundial da Criatividade:

  • Otimismo: existem grandes desafios no mundo, a criatividade pode ajudar a resolvê-los.
  • Parceria: nenhuma organização, setor ou pessoa pode construir comunidades criativas sem apoio de uma rede.
  • Crowdsourcing: talento e criatividade estão em toda parte, e precisamos aproveitar isso. A inovação deve começar, terminar e envolver as pessoas para as quais eles foram projetados.

As inscrições para voluntários (quem vai trabalhar na organização do evento), anfitriões (espaços que vão receber as ações) e inspiradores (pessoas com conteúdo a ser compartilhado) estão abertas até o dia 18 de março. Depois disso será feita uma curadoria e divulgada a programação.

Belo Horizonte já começou o caminho rumo às soluções criativas. Além de abrigar o P7 Criativo – primeira agência da Economia Criativa do Estado -, entre outras iniciativas do próprio ecossistema de inovação da Capital, como o desenvolvimento, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) da Spintec- vacina contra a Covid-19, entre muitos outros exemplos.

A cidade já foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em outubro de 2019, como Cidade Criativa pela Gastronomia. A cidade integra, desde então, o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte foi eleita para uma das duas vagas destinadas a candidaturas brasileiras, ao lado de Fortaleza, designada no campo criativo Design.

“Belo Horizonte e Minas Gerais são polo da economia criativa no Brasil. Nos últimos anos vimos muito trabalho colaborativo e muita inovação surgindo por aqui. A cidade cresce em relevância ao ser uma das sedes mais importantes do festival. Queremos que o máximo de pessoas se envolva, participe para ajudar a fomentar essa vocação da Capital”, completa a gerente de Economia Criativa da Fiemg.

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