BH deve receber bikes elétricas

Belo Horizonte deve ganhar novas estações de bicicletas compartilhadas em breve. E, desta vez, com bikes elétricas. É que a Tembici, empresa líder no segmento na América Latina, apresentou proposta no chamamento público da prefeitura e aguarda credenciamento para implantação do sistema na cidade. A empresa contabiliza mais de 60 milhões de viagens e tem operações nas principais capitais brasileiras, bem como no exterior. A chegada à capital mineira pode viabilizar ainda entregas do Ifood por bikes compartilhadas da marca.
De acordo com a coordenadora de relações governamentais da Tembici, Hanna Souza, a proposta para a capital mineira levou em conta a topografia da cidade. Por isso, grande parte das 500 bikes a serem disponibilizadas em 50 estações será elétrica. A ideia também é dar continuidade à contribuição a uma mobilidade urbana mais sustentável e inteligente nas praças em que a empresa atua, fazendo com que as bicicletas cheguem cada vez mais a mais pessoas.
“A gente percebe um movimento crescente da pauta de micromobilidade em Belo Horizonte. E queremos colaborar com essa ascensão, motivando ações e disponibilizando equipamentos. Porque não somos apenas uma empresa de bicicletas compartilhadas. Vamos além. Buscamos incentivar políticas públicas que foquem nos pedestres, ciclistas e nas pessoas que usam a mobilidade ativa em seu dia a dia”, conta.
Belo Horizonte é uma das poucas capitais em que a Tembici ainda não tem operações. A empresa, que é de São Paulo, já atua também na própria capital paulista, no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, e ainda na Colômbia, e em Vila Velha, no Espírito Santo.
Uma vez apresentada a proposta para implantar o sistema em Belo Horizonte, a Tembici aguarda agora o credenciamento por parte da administração municipal. Segundo Hanna Souza, os próximos passos dizem respeito a trâmites internos da comissão de licitações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
“Não consigo precisar uma data para a aprovação, implementação e início das atividades, mas acredito que tenhamos avanços agora no segundo semestre”, afirma.
Segundo o estudo “Micromobilidade no sul global”, a América Latina conta com mais de 45 mil bicicletas e 75 sistemas de bikes compartilhadas, operados em 13 países – sendo o Brasil o país com mais oferta de bike-sharing no continente, representando 33% do total. A Tembici é líder nesse mercado, sendo responsável por 72% dos sistemas nos países em que atua (Brasil, Chile e Argentina), 11 ao todo, somando mais de 65 milhões de viagens. A empresa tem 11.570 bikes em operação.
Ifood
A coordenadora de relações governamentais revela ainda que a empresa também é responsável por projetos que visam à democratização da bicicleta como modal de transporte. O projeto iFood Pedal, por exemplo, é fruto da parceria com o iFood e já registrou cerca de 2 milhões de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 468 toneladas de CO2 na atmosfera.
O projeto é o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores. As empresas expandiram para Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre, além das atuais São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 bikes elétricas em todo o País até o final deste ano.
“A implementação depende do interesse do parceiro. Quando entramos na cidade, oferecemos essa opção e pode ser que Belo Horizonte venha a ter no futuro, mas primeiro dependemos do credenciamento assinado”, adianta.
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