BH ganha clínica de reabilitação e cuidados paliativos

Belo Horizonte ganha, essa semana, uma unidade da clínica Versania Brasil, no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul. O espaço, especializado em reabilitação (transição de cuidados) e cuidados paliativos (hospice), tem certificação internacional de qualidade e segurança do paciente. Multinacional espanhola Keralty abre unidade de reabilitação e cuidados paliativos na região Centro-Sul e já pensa em ampliar investimento no Estado.
A Capital é a quarta cidade brasileira a receber uma unidade da multinacional espanhola Keralty no Brasil, já presente em São Paulo, Santo André (SP) e Curitiba (PR).
De acordo com o CEO da Versania, Márcio Mascarenhas, foram dois anos para colocar o projeto de pé. A unidade terá 63 leitos, dos quais 14 para cuidados paliativos e 49 para reabilitação. A estrutura oferece amplas suítes, consultórios clínicos, espaços especializados, como sala de reabilitação, ambulatório de reabilitação e cuidados paliativos, sala de curativo, setor de nutrição, sala de paz, espaço ecumênico, dentre outros, além de um estacionamento com 23 vagas.
A Linha de Cuidado de Reabilitação é destinada às pessoas com sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), traumatismos cranioencefálicos (TCEs) e outras doenças neurológicas que acometem a capacidade funcional do indivíduo e que necessitem de uma reabilitação pós-aguda para que retomem o máximo de sua independência funcional no menor espaço de tempo possível.
A Linha de Cuidados Paliativos traz uma abordagem multidisciplinar e integrada de cuidados médicos, psicossociais e espirituais com foco na qualidade de vida do paciente mesmo diante de doenças graves, avançadas ou incuráveis. Os cuidados paliativos auxiliam pacientes e família a lidar com os impactos físicos e emocionais durante o processo.
“Acreditamos muito no crescimento dessas duas linhas de atendimento. O envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas pelo surgimento de novas enfermidades e também pelos avanços da medicina que têm transformado doenças antes fatais em crônicas mostram a necessidade de investirmos nessas clínicas, inclusive investindo na especialização dos profissionais da saúde”, pontua.
A Versania vai atender através dos principais planos de saúde que têm operação no Estado e também particulares. Nessa primeira fase foram gerados cerca de 40 empregos diretos, entre corpo clínico e administrativo.
Com mais de 40 anos na área da saúde, a Versania é o braço sócio-sanitário do Grupo Keralty, que tem sede na Espanha e é composto por empresas de grande porte na prestação de serviços em saúde, com infraestrutura clínico-hospitalar e forte atuação nas áreas assistencial e educacional. O Grupo está presente em dez países, como Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Colômbia, Espanha, Filipinas e Venezuela. Ao todo são mais de nove milhões de beneficiários pelo mundo.
Sem revelar valores ou prazos, o executivo já prevê novos investimentos em Minas Gerais. Cidades do interior já estão no radar, mas a Capital ainda protagoniza o interesse da empresa.
“No curto prazo queremos avançar com as outras linhas de atendimento em Belo Horizonte, somando aos cuidados paliativos e reabilitação, duas áreas nas quais temos muita experiência: o cuidado infantil com neuro divergentes e a saúde mental para crianças e adolescentes”, afirma o CEO da Versania Brasil.
Ouça a rádio de Minas