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BHTec inaugura centro de inteligência

Temática ganha amplitude no CIS
BHTec inaugura centro de inteligência
Lançamento do Centro de Inteligência em Sustentabilidade no BHTec contou com uma feira com produtos sustentáveis | Crédito: Virgínia Muniz/BH-TEC

Corrente no mundo corporativo e cada vez mais comum no vocabulário da população, o termo sustentabilidade – baseado nos pilares da responsabilidade socioambiental e governança (ESG) – é mais que um conjunto de ações, é um jeito de fazer negócios que vai cada vez mais determinar a perenidade das empresas.

Diante dessa realidade que se impõe, o  Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) lança o Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS). O objetivo, segundo a gestora do CIS, Camila Viana, é fazer a conexão entre as empresas e o tema, oferecendo produtos e serviços que possam encaminhar as companhias rumo à sustentabilidade.

“O CIS utiliza a infraestrutura do BHTec. Queremos criar conexões que vão levar a negócios. O Centro tem um time interno de especialistas em sustentabilidade e temos um escopo grande de serviços para conseguirmos fazer essa entrega. Temos facilidade de conexão com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ajudamos a empresa a entender onde está e para onde ela pode ir e fazemos as conexões necessárias”, explica Camila Viana.

Além das empresas, toda a comunidade pode acessar o CIS. A meta é quebrar o distanciamento que existe entre o mundo corporativo e comunidade em geral e a academia e centros tecnológicos. Outro ponto importante é tirar a sustentabilidade da coluna dos problemas e passar para a lista de soluções dentro do planejamento estratégico das empresas.

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“Muitas empresas têm dificuldade em entender o que pode ser feito, o que é factível em termos de sustentabilidade. A partir dessa compreensão, elas vão perceber que sustentabilidade não é um problema, que fazer investimento nessas ações vai gerar um benefício para a empresa, trazer retorno financeiro. Precisamos levar a sustentabilidade de problema à solução”, pontua.

Para que tudo isso seja possível, uma programação de capacitações e treinamentos está sendo desenvolvida. A ideia é aproximar o tema de empresas de diferentes portes e setores, usando uma linguagem mais próxima do dia a dia dos gestores e empreendedores.

“Queremos que os gestores  tenham um olhar crítico sobre o tema. A perspectiva precisa ser de futuro. Agir hoje pensando no futuro, enxergando dentro da própria rede o que pode ser feito. Muitas empresas já têm ações em sustentabilidade e não sabem. Precisamos dar materialidade a esse entendimento dos temas que são importantes também para os clientes e parceiros”, completa a gestora do CIS.

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