Big Shopping completa 31 anos e projeta investimentos
O Big Shopping, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está completando 31 anos e projetando novos investimentos. Nos últimos quatro anos, o shopping passou por uma revitalização ampla, na qual foram investidos mais de R$ 4,5 milhões. Agora, com as vendas e a demanda por lojas em crescimento, em 2026 será iniciada a obra de expansão, cujo aporte será em torno de R$ 40 milhões.
Conforme o superintendente do Big Shopping, Alexandre Botelho, a revitalização do empreendimento abrangeu as estruturas físicas e também os processos administrativos.
“Os empreendedores estão acreditando muito no mall. Nós temos investido de R$ 1 milhão a R$ 1,2 milhão por ano em revitalizações. Já modernizamos os sistemas de som, os banheiros, os mobiliários, o paisagismo interno e externo, a fachada, a comunicação do shopping, as placas de sinalização, realizamos o retrofit do ar-condicionado, entre outros. Isso deixou o centro de compras mais atrativo e confortável. Temos atraído novas operações, o que é importante para diversificar o mix e atender melhor os nossos consumidores”.
Com a demanda crescente tanto por lojas quanto por novas marcas, o Big Shopping passará por uma expansão em 2026. A previsão é construir, no estacionamento L, um novo espaço de lojas. Com investimento de R$ 40 milhões, serão criadas 29 novas lojas. A inauguração do espaço está prevista para o segundo semestre de 2027.
“O projeto de expansão está em fase de aprovação. Nosso plano é iniciar as obras em 2026 e concluí-las no segundo semestre de 2027. Será uma obra mais rápida, pois vamos expandir a área de lojas onde hoje é o estacionamento L, que já conta com as estruturas de vigas e de lajes. Com a obra, teremos um aumento de 20% sobre o número atual de lojas, em um espaço que soma 4 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL)”.
Ainda conforme Botelho, os resultados do Big Shopping estão avançando. Entre janeiro e setembro, as vendas no shopping cresceram 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Também foi registrada a menor taxa de vacância dos últimos dez anos, 1,8%. A expectativa é encerrar o ano com uma movimentação de vendas entre R$ 365 milhões e R$ 370 milhões, ante os R$ 343 milhões registrados em 2024.
As intervenções no shopping também têm atraído mais consumidores e novas lojas. Por mês, o Big Shopping recebe cerca de 900 mil pessoas, um crescimento de 2% na visitação. Quanto ao mix, houve um incremento na diversidade. Entre as novas operações estão a Caedu, a Pastelândia, a World Tennis, a Natura, a Expresso Praia e a Botocenter.
“Estamos desenvolvendo o mix do shopping, buscando atender cada vez mais às necessidades dos nossos consumidores. O Big é um shopping de vizinhança, que foca muito na prestação de serviços, com ancoragem de alimentação, lazer e vestuário. O cliente do shopping tem uma frequência maior em relação aos regionais, visitando mais de uma vez por semana; por isso, a variação é importante”.
Inaugurado há 31 anos, o Big Shopping conta hoje com 87 lojas e 104 operações. “A população de Contagem tem um carinho muito grande pelo Big Shopping, que foi o primeiro da cidade. O empreendimento é considerado o xodó de Contagem. É um shopping muito importante e que trouxe muitas novidades, como o primeiro cinema, diversos eventos e shows, marcando a vida dos visitantes”.
Ouça a rádio de Minas