Negócios

Big tech avalia que MG tem perfil para tecnologia da informação

Estado é o 2º maior gerador de negócios no Brasil para a ManageEngine, divisão da indiana Zoho Corporation
Big tech avalia que MG tem perfil para tecnologia da informação
Estado tem uma grande reserva de profissionais qualificados na área, avalia Subin George | Crédito: Manage Engine/Divulgação

Minas Gerais é o segundo maior gerador de negócios no Brasil para a ManageEngine, divisão de gestão de Tecnologia da Informação (TI) empresarial da big tech indiana Zoho Corporation. Com operação em vários países ao redor do mundo e 280 mil clientes, a empresa tem forte presença na América Latina. Apenas no País são cerca de mil clientes, base que deverá aumentar ao longo deste exercício.

Segundo o gerente regional da ManageEngine para a América Latina, Subin George, a empresa opera em todo o País, por meio de parceiros de canal. Para 2023, a expectativa é aumentar essa rede para além do estado de São Paulo. Sobre Minas Gerais, ele enaltece a localização do Estado, uma vez que o Sudeste conta com a maior concentração de empresas de TI do País. E fala sobre o volume de universidades e instituições de pesquisa com foco em tecnologia.

“Isso fornece uma base sólida para um dinâmico setor. Adicionalmente, o Estado tem uma grande reserva de profissionais qualificados na área, o que pode ser atribuído justamente à presença de várias universidades e escolas técnicas que oferecem cursos especializados na área. Por isso, estamos procurando adicionar mais parceiros de canal na região”, diz.

Na prática, a ManageEngine apoia as empresas em todas as suas necessidades de tecnologia da informação, de forma que tenham um alicerce tecnológico que as possibilite crescer. Entre os serviços e ferramentas, há opções de gerenciamento de serviços, de operações, de endpoints, segurança de TI e análise de dados. Ações que auxiliam, inclusive, em processos de transformação digital e estão disponíveis tanto para infraestruturas físicas quanto na nuvem.

Tecnologia da informação pode ser útil para tomadas de decisões

Ainda conforme o gerente regional da ManageEngine, atualmente, muitos tomadores de decisão de TI no Brasil estão usando aplicações software as a service para planejamento de recursos empresariais e gerenciamento do relacionamento com o cliente. Os principais motivos são: economia de custos, viabilização da inovação, aumento da produtividade e melhoria da escalabilidade e da flexibilidade.

“É muito importante que as empresas invistam no conjunto certo de ferramentas, pois o planejamento inadequado ou a falta de supervisão estratégica podem levar ao fracasso das iniciativas de transformação digital e aumentar os custos. No Brasil, os mercados bancário, financeiro e de seguros foram os que mais contribuíram para o crescimento de nossos negócios. Em seguida aparecem os segmentos de serviços de TI e manufatura”, explica.

Sobre a avalanche de ferramentas de inteligência artificial (IA) que vem tomando conta do mercado, o executivo pondera que a opção é vista como tecnologia do futuro. E que se torna cada vez mais um importante aspecto da transformação digital.

Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo “IT at Work: 2022 and the future” da própria ManageEngine, 92% das organizações brasileiras investem em IA e Machine Learning.

“As aplicações orientadas por IA estão permitindo melhorias nos insights de negócios, nas operações e na satisfação do cliente. A expectativa é de uma evolução constante dos modelos com maior precisão e com menos necessidade de dados de treinamento. Mas o aproveitamento pode ser prejudicado se os funcionários não tiverem treinamento básico ou conhecimento técnico sobre o assunto”, alerta.

Desempenho

Por fim, vale dizer que em 2022, a ManageEngine registrou crescimento de 40% na receita da operação brasileira frente a 2021. Já o número de clientes aumentou em 30%. Soluções que auxiliem as organizações na migração para a nuvem, compliance em tecnologia da informação, gestão de dispositivos e segurança impulsionaram o desempenho.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas