Bistrô contemporâneo, Casa Riuga será inaugurado em outubro em BH

Belo Horizonte está prestes a receber mais um atrativo no cenário gastronômico. O Bistrô Casa Riuga, que está em fase de obras, tem previsão de inauguração para outubro e já com endereço previsto: a rua Cláudio Manoel, 1124, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital mineira.
O novo estabelecimento é fruto da parceria entre a mineira Carolina Elias e o paulista Pedro Paulo Stussi, ambos com vasta experiência no setor de restaurantes. O casal se conheceu na capital paulista e, após um período de convivência, decidiram se mudar para Belo Horizonte.
Pedro Paulo, que é cozinheiro há uma década, e Carolina, antes profissional de administração e contábeis, são os responsáveis pela cozinha do bistrô, que atualmente opera apenas no formato de delivery. Após estudos, hoje, ela atua como cozinheira ao lado do namorado.
“Temos um delivery que existe há 11 meses, com a intenção de oferecer uma experiência que nos permita, em breve, abrir o restaurante com porta para a rua. Nele, servimos saladas, estrogonofe e alguns pratos brasileiros”, revela o chef Stussi.
Os empreendedores já definiram dois pratos que atualmente são carros-chefes e que devem ser mantidos no futuro menu: o estrogonofe e o arroz de pato. “Escolhemos pratos que viajam bem no delivery e que as pessoas já conhecem, para que tenham uma ideia do que esperar em casa”, explica Carolina Elias.
Entre as opções do menu, ela também elenca as receitas tradicionais da gastronomia brasileira como o bobó de camarão, além de:
- saladas,
- entradinhas,
- alternativas vegetarianas, como o estrogonofe de cogumelos e preparos com banana-da-terra.
Ela afirma que, no novo bistrô, o cardápio contará com ingredientes frescos e uma variedade de opções. “Provavelmente manteremos o estrogonofe e o arroz de pato, pois são muito procurados e apreciados. Não é nossa pretensão criarmos rótulos de restaurante com comidas brasileiras ou regionais. Queremos que as pessoas frequentem o local com a mente aberta para experimentar novas combinações”, afirma a chef de cozinha.
Proposta de ambiente foge da formalidade
O bistrô Casa Riuga terá um ambiente intimista, com 27 assentos e uma bancada que permitirá aos clientes uma vista direta da cozinha. O espaço foi projetado pela arquiteta Roziane Faleiro e contará com uma atmosfera informal e descontraída, com destaque para a iluminação suave proveniente de uma claraboia interna e portas de vidro arqueadas.
“O ambiente terá também vigas aparentes, tijolos de tom terroso e cadeiras de madeira. Não teremos toalhas de mesa, nem guardanapos de pano. A ideia é uma experiência mais simples e aconchegante”, explica Stussi.
O cardápio, segundo ele, será à la carte, com pratos autorais que podem ser harmonizados com uma ampla carta de vinhos, que incluirá opções não convencionais. A intenção inicial dos empreendedores é que o bistrô funcione diariamente para o jantar, com a possibilidade de abrir também para o almoço nos finais de semana.
Carolina Elias destaca que empreender apresenta desafios e recompensas. “Tem sido uma experiência bastante desafiadora”, confessa. No entanto, ela explica o motivo: “Temos lidado com todas as áreas do negócio, desde a parte administrativa até a produção e a condução das obras e isso tem sido o desafio. Já a parte boa é que tudo isso é gratificante. As pessoas chegam até nós, perguntam sobre o novo restaurante e demonstram ansiedade para saber quando vamos abrir”, conta.
Inspiração da Casa Riuga nasce na Dinamarca
O nome “Casa Riuga” é uma homenagem a uma experiência marcante de Pedro Paulo durante um inverno na Dinamarca, entre 2016 e 2017. Ele observou a cultura de valorização das refeições em um clima frio, onde cada prato aquecia não apenas o corpo, mas também a alma. “A palavra dinamarquesa ‘hygge’ significa conforto e bem-estar, e é essa a proposta que queremos levar ao nosso público”, conclui.
Ouça a rádio de Minas