Negócios

BlaBlaCar amplia presença em Minas Gerais

BlaBlaCar amplia presença em Minas Gerais
Maximizamos oportunidades, afirmou Frederic Ollier | Crédito: ROBERT MOREL

Ao completar um ano do lançamento do seu marketplace de passagens rodoviárias, a Blablacar – startup de origem francesa de mobilidade – anuncia a entrada de novos parceiros: grupos GA Brasil, Paraibuna Transportes, Viação Platina, Gil Turismo, Januária Transportes, Linhatur e Expresso Gardenia, que se juntam às mais de 100 viações que já integram a plataforma.

Os novos parceiros acrescentam mais de 400 novas rotas ao marketplace, incluindo Belo Horizonte a Campinas, Belo Horizonte a Poços de Caldas, Uberlândia a Uberaba, Ituiutaba ao Trevo Monte Alegre, e oferecerão cerca de 520 mil novos assentos por mês, ampliando a cobertura de rotas em regiões consideradas estratégicas para a empresa.

As novas parcerias reforçam a presença da BlaBlaCar em Minas Gerais, estado que possui a maior malha rodoviária federal, o maior número de municípios e a maior frota de ônibus regulares do País.

De acordo com o vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar, Frederic Ollier, o lançamento do marketplace e o fortalecimento da operação como um todo permitiram que a empresa fechasse o ano com um desempenho muito próximo ao de 2019.

“A venda de passagens de ônibus na nossa plataforma é fundamental para cumprirmos a nossa missão de continuar oferecendo ao usuário o maior número de opções para o seu deslocamento, seja qual for seu destino, além de reduzir a quantidade de assentos vazios nas estradas, promovendo a mobilidade de maneira mais otimizada e sustentável. Os resultados obtidos nos últimos dois anos foram excelentes diante da gravidade da crise. Focamos muito na melhoria dos nossos processos. Tivemos uma estratégia de investimento ágil para enfrentar a situação. Não fazia sentido fazer grandes campanhas de marketing diante da tragédia da Covid-19. Nos concentramos nos processos e na conquista de bons parceiros”, explica Ollier.

Nos últimos 12 meses, a empresa intermediou viagens para 817 dos 853 (95,8%) municípios mineiros. Para garantir a segurança de passageiros e motoristas ao longo da pandemia, foram tomadas medidas sanitárias como a redução da ocupação nos dois modelos de negócios.

“A carona é um negócio que cresce sozinho, no boca a boca. Mesmo diante da pandemia, finalizamos o ano com mais de 2 milhões de novos membros. A pandemia aumentou a necessidade do on-line em todos os setores. O setor de ônibus está vendo isso acontecer. Somos uma empresa de base tecnológica, trabalhamos com dados. A gente enxerga muito potencial para entender melhor a demanda, ajudar na precificação, por exemplo, que são evoluções que já aconteceram em outros setores. Não só vender, mas de fato, maximizar as oportunidades para os nossos parceiros”, destaca.

“O mercado rodoviário no Brasil é muito grande e forte, apesar da malha não ser das melhores. Mas ainda tem muitas cidades importantes que são mal atendidas. Os players estão pouco acostumados a trabalhar com dados porque a operação é muito pesada. Nós podemos contribuir nesse ponto, levando dados e, com isso, inteligência para os nossos parceiros”, completa a Sales Manager da BlaBlaCar, Rafaelly Domingues.

Atualmente, são mais de 12 mil rotas atendidas no Brasil, e desde o lançamento já foram vendidas mais de 130 mil passagens. A expectativa é vender 600 mil passagens até o final de 2021, além de aumentar o alcance para 150 empresas parceiras até dezembro deste ano.

Presente em 22 países, a BlaBlaCar permite que mais de 100 milhões de membros compartilhem suas rotas. Ao desenvolver uma rede de mobilidade ecologicamente sustentável, a comunidade BlaBlaCar poupa 1,6 milhão de toneladas de CO2 e permite 120 milhões de conexões entre os membros, todos os anos.

“Entendemos que esses dois modais são altamente complementares. Enquanto os ônibus se prestam aos trajetos mais longos, a carona serve aos mais curtos e especialmente à ‘última milha’ e também aos trechos intermediários, fazendo um serviço ‘porta a porta’ permitindo que as viagens saiam mais baratas para os dois lados. Hoje sabemos que cerca de dois terços das rotas que já atendemos simplesmente não contam com um serviço de transporte coletivo regular, então compor esses dois modelos é também um trabalho social que permite que as pessoas possam realizar suas atividades com conforto e segurança, sem precisar mudar de cidade por falta de acesso”, completa o vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas