Black Friday 2019 deve revelar equilíbrio inédito entre compras on e off-line

Levantamento realizado pelo Google Brasil mostra o equilíbrio entre as opções on-line e off-line durante a Black Friday deste ano e aponta que, pela primeira vez, as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela internet.
No mercado brasileiro o número de pessoas que utilizam as duas formas de compra, os chamados consumidores “omnichannel”, chegará a 25% em 2019. No ano passado, esse perfil era de apenas 7% do total de compradores.
Além de inédita, essa tendência é importante uma vez que, desde que surgiu no Brasil, em 2010, a “sexta-feira negra” tem foco, esforços e resultados voltados para as vendas on-line.
Segundo o coordenador dos cursos de Marketing e Marketing Digital do Centro Universitário Internacional (Uninter), Achiles Júnior, essa é uma evolução do conceito conhecido como multicanal, que tem seus esforços na experiência de compra do consumidor nos diversos canais existentes de uma determinada marca.
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“Diferentemente do que ocorre no nosso país, o objetivo real da Black Friday era limpar estoque nas lojas físicas americanas, ação funcional e direcionada para abrir espaço físico nas gôndolas e prateleiras nos estabelecimentos para a chegada dos produtos voltados à época de Natal”, explica o professor.
A promoção criada pelos norte-americanos ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, importante data do varejo nos Estados Unidos. Aqui é realizada no dia 29 de novembro.
O evento é a segunda principal data para o varejo nacional, fica atrás apenas do Natal. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 350.
As categorias mais buscadas são: informática, celulares, produtos eletrônicos, moda, acessórios e casa e decoração.
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