Negócios

Blue Sol acaba de desembarcar em Divinópolis

Blue Sol acaba de desembarcar em Divinópolis
Nelson Colaferro: essa é a sétima franquia em Minas Gerais | Crédito: Divulgação

A crise hídrica e uma provável escassez de energia elétrica no Brasil nos próximos meses têm chamado a atenção de toda a população para a possibilidade de utilização da energia gerada de outras matrizes, especialmente a energia fotovoltaica, ampliando uma série de oportunidades de negócios.

A Blue Sol Energia Solar, fundada em 2009, é uma delas e acaba de chegar em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas. A rede atua em três frentes: capacitação de empreendedores, expansão por franquias, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio na área de energia solar fotovoltaica. A empresa opera nacionalmente e contabiliza mais de 18 mil profissionais capacitados e mais de 5 mil sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados em todo o Brasil.

De acordo com o sócio-fundador e diretor da Blue Sol, Nelson Colaferro, essa é a sétima franquia em Minas Gerais e traz um modelo de negócios surgido durante a pandemia: o Next, com investimento inicial de R$ 30 mil.

“Em função da pandemia, percebemos que o investimento que solicitávamos era alto para aquele período de tantas incertezas, era preciso reduzir. Para isso criamos um modelo mais leve, em que o novo franqueado trabalha em home based, de forma econômica e concentrado apenas no modelo de vendas. E os nossos parceiros instaladores continuam sendo contratados para as instalações. Isso teve início em janeiro de 2021 e o resultado foi uma surpresa. Começamos com 31 franqueados premium – aqueles que têm o modelo completo – e agora temos 150 no total, sendo 115 esse modelo mais leve. Foi um crescimento acentuado para a empresa como um todo”, explica Colaferro.

Entre as principais regiões de interesse da Blue Sol no Estado estão: a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Triângulo Mineiro, Norte e Sul de Minas. As inaugurações mais recentes foram em Contagem e Lagoa Santa, na RMBH, além da própria Capital e Divinópolis. A próxima inauguração prevista é para Barbacena, na região do Campo das Vertentes..

Por ser o único Estado que incentiva a geração de energia fotovoltaica, além de ter o maior parque gerador e maior número de sistemas instalados do Brasil, Minas Gerais é tido como a menina dos olhos pelo empresário.

“Temos muito espaço para crescer em Minas. Não fazemos restrições quanto ao tamanho da cidade, mas avaliamos o potencial de consumo dela e seu entorno. O Estado tem uma população já educada para o uso da energia fotovoltaica. Com o agravamento da crise hídrica, as pessoas estão procurando mais por equipamentos, por informação e assim também por oportunidades de negócios na área. Além de ser uma alternativa à escassez e ao aumento de preço, a energia fotovoltaica é uma opção ecologicamente correta e cada vez mais acessível aos pequenos empreendedores e pessoas físicas”, pontua o sócio-fundador da Blue Sol.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas