Negócios

Blue Sol vai ampliar operações em MG

Empresa, que já soma 16 operações no Estado, vai inaugurar mais duas franquias, na Capital e em São Lourenço
Blue Sol vai ampliar operações em MG
A Blue Sol faz projetos e instalações comerciais e residenciais de painéis fotovoltaicos | Crédito: Alexandre Siqueira

A Blue Sol Energia Solar, pioneira no setor de energia solar fotovoltaica e que acaba de completar 13 anos de mercado, já soma 16 operações em Minas Gerais. Recentemente, duas franquias foram inauguradas em Belo Horizonte e uma em Resende Costa (Campo das Vertentes). Outras duas estão previstas para entrar em operação no próximo mês, na Capital e em São Lourenço (Sul). A meta da empresa é finalizar 2022 com 500 operações franqueadas, entre abertas e contratadas.

A expansão, tanto pelo Estado quanto pelo Brasil, é fruto da mudança do comportamento das pessoas nos últimos anos em busca de opções mais econômicas e sustentáveis de consumo. A Blue Sol atua em três frentes: capacitação de empreendedores, expansão por franquias, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio.

A empresa atua nacionalmente e contabiliza mais de 20 mil profissionais capacitados e mais de 8 mil sistemas fotovoltaicos comercializados e conectados à rede.

De acordo com gestor de franquias da Blue Sol, Marcio Santin, ao todo já são 324 operações em todo o País. A maior parte delas (74%) concentrada no Sudeste. O Nordeste aparece em segundo lugar, com cerca de 15% das franquias.

“Comercializamos sistemas de energia solar para os clientes gerarem sua própria energia em ambientes comerciais, residenciais e do agronegócio. Antes tínhamos apenas as lojas físicas, mas como tantos outros setores, precisamos nos reinventar com a pandemia e desenvolvemos o modelo de franquia virtual, que hoje representa a maior parte das operações”, afirma.

De fato. Das 324 totais, apenas 13 possuem lojas físicas, 262 são no formato chamado home based e o restante (49) são híbridas.

Marcio Santin: ao todo a Blue Sol soma 324 operações em todo o País | Crédito: Divulgação/ Blue Sol Energia Solar

O modelo de negócios inicial é a Franquia Next, que tem investimento de R$ 25 mil e operação home based, portanto, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades.

Santin explica que o franqueado deve se dedicar exclusivamente ao relacionamento com os clientes, à comercialização dos sistemas fotovoltaicos, administração da franquia e inspeção técnica dos locais onde os sistemas serão instalados.

“Nós ficamos responsáveis pela engenharia e desenvolvimento do projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica”, completa.

Ele também ressalta que o franqueado recebe treinamento – presencial e on-line – diretamente da Universidade Blue Sol, totalmente embasado na metodologia da marca. Para potencializar o início das atividades, recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. E a empresa reinveste até 100% da taxa de franquia em ações para beneficiar a própria unidade.

Atuação da Blue Sol com energia solar

A Blue Sol Energia Solar foi fundada em 2009 fazendo projetos, importando, distribuindo e revendendo equipamentos para sistemas fotovoltaicos.

Observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir muito para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de profissionais interessados em atuar no mercado solar.

No fim de 2016 entrou para o mercado de franchising e hoje atua com capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações.

Por fim, vale dizer que a Blue Sol Energia Solar anunciou, em 2021, acordo de investimento com a EDP Brasil. Por meio da EDP Ventures Brasil, a EDP adquiriu participação de até 40% da empresa pioneira no segmento de energia solar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas