Negócios

Boulevard e ItaúPower representam boom em expansão da economia mineira

Shopping centers de Belo Horizonte comemoraram, no fim de outubro, aniversários de suas inaugurações no Estado
Boulevard e ItaúPower representam boom em expansão da economia mineira
Crédito: Marcos Alvarenga

Dois grandes centros comerciais da capital mineira e região metropolitana comemoraram, no fim de outubro, os aniversários de suas inaugurações no Estado. O ItaúPower Shopping completou 19 anos no dia 30, e o Boulevard Shopping comemorou seus 12 anos no dia 26. Considerados de peso, os empreendimentos, nesses anos todos, marcaram e representam um boom no crescimento da economia mineira, pelos graus de excelência e inovação em suas operações, com geração de emprego e renda, criação de oportunidades em vários segmentos, além de apresentarem alto potencial de atração de investimentos e de expansão de seus negócios.

Quando os assuntos são infraestrutura e instalações, tanto ItaúPower quanto Boulevard são marcas reconhecidas no setor, na oferta de diversificação, segurança, variedade e qualidade de produtos e serviços, mix de lojas e estabelecimentos, espaços de conveniência e leque de comodidades e experiências satisfatórias aos clientes. Tudo isso para manter os centros comerciais em alta no Estado e na mira dos consumidores, principalmente, em datas tradicionais de aquecimento do mercado, como o último trimestre, que este ano conta com Black Friday, Copa do Mundo e Natal.

“A expectativa é de que as vendas no último trimestre cresçam 30% em relação ao mesmo período de 2021. Para isso, em 2021 e 2022, investimos em várias melhorias e fechamos contratos com novas lojas, como o restaurante Coco Bambu, Pernambucanas, Starbucks, Natura, Loja do Galo, Milon, Vivara, Socilia, além de firmarmos parcerias com quiosques e reinaugurarmos estabelecimentos, pensando na variedade de serviços que o ItaúPower busca oferecer”, revela o superintendente do ItaúPower Shopping, Leonardo Andrade.

De acordo com a assessoria do mall, atualmente, a taxa de ocupação das lojas é de 99,5%, contra 96,6% de 2020, ou seja, o ItaúPower cresceu cerca de três pontos percentuais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Investimento em pilares de gestão

Também eleito pelos mineiros quando o assunto são compras e diversão, o Boulevard Shopping BH tem a única sala de cinema Imax de Minas Gerais, que permite aos espectadores a experiência cinematográfica mais imersiva do mundo. E, em uma parceria com a BeGreen, recebeu a primeira Fazenda Urbana da América Latina – espaço para a produção de hortaliças sem agrotóxicos, com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes. Mensalmente, a fazenda produz 40 a 60 mil pés, cerca de 2,5 toneladas de alfaces babys e ervas.

“Neste ano, de olho em novas tendências e também por conta do aniversário, investimos bastante em três pilares: Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão e Inovação”, disse o superintendente do Boulevard Shopping BH, Maurício Malta.

De acordo com ele, o objetivo é garantir que os resíduos gerados na operação do empreendimento tenham a destinação correta e foram implantadas novas tecnologias para redução de consumo de energia e água.

“Já no quesito Diversidade & Inclusão, executamos 20 ações voltadas para o desenvolvimento social, como, por exemplo, os projetos Ruas Solidárias, Raízes Negras e a feira de Empreendedores LGBTQIAPN+”, exemplifica. De acordo com o superintendente, o empreendimento inovou trazendo 23 novas lojas em todos os segmentos, 10 novas marcas com quiosques e três promoções super inovadoras no Dia das Mães, Namorados e Pais.

“Com todos esses investimentos, nossa expectativa para o último trimestre do ano é bastante positiva para a Copa do Mundo, Black Friday e Natal”, afirma o superintendente.

Responsabilidade ambiental

No que diz respeito à gestão ambiental responsável, algumas conquistas marcam o último ano do ItaúPower Shopping em relação a iniciativas na gestão de geração de energia e de recursos hídricos e manipulação de resíduos. No quesito energia, o shopping opera a partir de fontes renováveis, promovendo a redução, em 2021, das emissões atmosféricas de CO2 em 1.067 toneladas equivalentes de gases de efeito estufa.

A empresa vem investindo também na modernização do sistema de automação predial, visando a maior eficiência e economia energética. Em busca de uma gestão residual eficiente, o centro comercial promove o aprimoramento do controle do descarte de resíduos sólidos, em adequação à nova legislação; a ampliação dos processos de reciclagem por meio da construção de um abrigo de resíduos sólidos e do estabelecimento de parceria com empresas do segmento. Além disso, implementa o Projeto Aterro Zero, que visa à transformação de lixo orgânico em adubo, reduzindo o descarte em aterros sanitários.

Histórias de sucesso

O Boulevard Shopping chegou a Belo Horizonte em 2010, sendo o primeiro grande centro de compras da região Leste da cidade, marcando a entrada da Aliansce Sonae em Minas Gerais. O empreendimento incluiu também a construção da Boulevard Corporate Tower, uma torre comercial de 17 andares com cerca de 3 mil funcionários fixos. A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do País. Em 2018, o Boulevard Shopping conquistou o maior reconhecimento internacional de um projeto de shopping, com o primeiro lugar do Vision, Innovation, Value, Achievement Awards (Viva), na categoria Marketing. Em sua trajetória, o empreendimento já conquistou sete prêmios internacionais e 18 troféus.

Já o ItaúPower Shopping é o maior polo de compras na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na cidade de Contagem, e tem muito orgulho de estar ao lado das belas chaminés que são um importante ícone turístico na região. Tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural, elas relembram o relevante passado da antiga fábrica Itaú Portland, que foi uma das mais importantes fornecedoras de cimento para construção de Brasília.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas