Negócios

Braço social da FDC gera impacto na economia

Braço social da FDC gera impacto na economia
Nádia Rampi nós ampliamos as oportunidades de acesso ao conhecimento que consolidamos ao longo da nossa trajetória | Crédito: Divulgação

Mais de 240 mil horas de capacitação realizadas que atenderam 2.988 pessoas e 152 organizações sociais de todo o País. Estes números representam parte do trabalho dos últimos 12 meses do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, braço social da Fundação Dom Cabral. Criado em outubro de 2020, o Centro reúne projetos da FDC já existentes antes de sua criação, além de potencializar o desenvolvimento de novas iniciativas.

Foram realizados projetos relevantes para a sociedade, gerando impacto em três segmentos: empreendedores populares, organizações sociais e jovens em situação de vulnerabilidade, com iniciativas que promovem autonomia, dignidade e prosperidade por meio da educação. O Centro ainda conta com o Hub de Inclusão Social, que desenvolve pesquisas nessa temática.

“Nós acreditamos que para alcançarmos o crescimento econômico sustentável do nosso país, precisamos de ações que possibilitem que as desigualdades sociais sejam reduzidas e o primeiro passo é ampliar o acesso à educação. A FDC é responsável pela formação e preparação de centenas de líderes do País e do mundo por meio de seus programas. A partir da criação do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim nós trabalhamos para ampliar as oportunidades de acesso a este conhecimento que consolidamos ao longo da nossa trajetória. É o legado que queremos deixar para a sociedade”, afirma a diretora estatutária e líder do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, Nádia Rampi.

Empreendedores populares – O Pra>Frente é uma iniciativa do segmento Empreendedores Populares, que capacita nano, micro e pequenos empreendedores por meio de uma metodologia proprietária e do envolvimento de voluntários atraídos, desenvolvidos e engajados pela FDC. Em 2021 foi desenvolvido o Pra>Frente Play, plataforma digital exclusiva com jornadas de aprendizagem baseadas em vídeos, podcasts e guias rápidos. A iniciativa em formato digital possibilita capacitar empreendedores populares em escala e de forma assíncrona. 1.858 empreendedores em todo Brasil participaram da iniciativa em 2021 e diariamente novos empreendedores acessam a plataforma.

Organizações sociais – O FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim leva modelos contemporâneos de governança e gestão para organizações sociais e capacitação para seus gestores, como forma de impactar comunidades inteiras por meio das organizações que conhecem os desafios e oportunidades de cada ecossistema. Em 2021 foram mais de 700 participantes de 152 organizações, com mais de 140 mil horas de capacitação promovidas apenas neste segmento.

A Parceria com Organizações Sociais (POS) é um programa de desenvolvimento de gestão para organizações que ajuda a incorporar ferramentas de gestão no dia a dia, com objetivo de se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos e, assim, favorecer o desenvolvimento para toda a comunidade em que estão inseridas. A POS se desenvolve em três eixos: processo de gestão, conhecimento e intercâmbio. O formato on-line se mostrou eficiente e se consolidou em 2021. Atualmente são 32 organizações parceiras nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que atuam nas mais diversas áreas.

Já o programa Basis – Trilha de Capacitação de Iniciativas de Impacto Social tem o intuito de capacitar os gestores de iniciativas sociais de pequeno porte para assimilarem os fundamentos de governança e gestão, além de conectar esses gestores com grandes empresas capazes de investir em patrocínios. Em 2021 capacitou duas turmas de pequenas organizações sociais e duas novas turmas já iniciadas terão continuidade em 2022.

O Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais (PDEOS) atua por meio do apoio para o desenvolvimento local sustentável, a partir da promoção da gestão responsável junto às lideranças empresariais e comunitárias. A atuação em rede estimula a articulação entre lideranças empresariais e organizações. Em 2021, a partir de uma pesquisa sobre a situação do Balneário Água Limpa, comunidade que fica na divisa entre os municípios de Nova Lima e Itabirito, a FDC assinou um Termo de Cooperação Técnica para o Projeto Novo Água Limpa para atuação conjunta com o poder público e associação de moradores local. A iniciativa vai promover a gestão responsável junto às lideranças da comunidade, acompanhando e capacitando seus membros para implantar mecanismos de controle e de governança.

Em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Federação Mineira de Associações e Fundações de Direito Privado (Fundamig), o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim formou uma turma direcionada a Fundações de Minas Gerais para capacitar essas organizações sociais e seus gestores, por meio do programa Hands on Compliance. O programa on-line e gratuito conta com metodologia criada pelo Centro de Governança, Risco e Compliance da FDC e é patrocinado pela empresa CCR. A turma é formada por dois representantes de cada fundação e, ao final da jornada de aprendizagem, os participantes saem com um programa de integridade pronto e adequado para a realidade de suas respectivas organizações. 95 participantes de 53 organizações concluíram o programa em 2021.

Centro ressignifica a vida dos participantes

Para transformar o futuro é preciso agir no presente. Por isso, o time do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim atua em projetos voltados para a educação e profissionalização de jovens. Em 2021, 270 jovens foram atendidos, com cerca de 88 mil horas de capacitação.

A FDC concede bolsas de estudo com o propósito de desenvolver potenciais líderes que desejam fazer a diferença na sociedade, e promover o desenvolvimento sustentável. As bolsas capacitam pessoas que não tem condições de custear sua formação, fomentando o processo de inclusão social ao oferecer oportunidades de forma equânime às singularidades dos indivíduos, contemplando equidade de raça/cor, de gênero e de pessoas com deficiência. São ofertadas bolsas para programas da FDC, graduação em faculdades e universidades parceiras e cursos técnicos em escolas parceiras.

A cada início de semestre, um processo seleciona candidatos aptos a serem contemplados com bolsas de estudos de até 100% para os programas da FDC: Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Programas Abertos. Em 2021 foi publicada a nova política de concessão de bolsas de estudos para os programas da FDC, com abertura de inscrições no segundo semestre e dezenas de candidatos selecionados. Ainda foi lançado, em trabalho conjunto com a Gerência Desenvolvimento de Parcerias, o Fundo de Bolsas FDC Transforma, que está captando recursos para financiar mais bolsistas nos programas da FDC.

Também a cada semestre, um processo seleciona candidatos a bolsas de estudo de até 50% para cursos de graduação. Em 2021, foram concedidas bolsas a 127 estudantes de oito faculdades diferentes nos mais variados cursos, como Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Relações Internacionais, Engenharias, entre outros.

E aqueles que buscam uma oportunidade no ensino técnico, também podem contar com o apoio do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim. No segundo semestre de 2022 foi iniciada a concessão de bolsas de estudos para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em parcerias com escolas de Belo Horizonte. Foram 41 bolsistas nos cursos técnico em Informática, Farmácia e Enfermagem.

E para levar a jovens em situação de vulnerabilidade conteúdos humanistas e de diferentes áreas do conhecimento não acessíveis na escola tradicional, Programa Raízes é o caminho. Com forte impacto transformacional na vida dos participantes, o programa contribui para ampliar a visão de mundo à sua volta e fortalecer seu senso de cidadania. Além das aulas e interações oferecidas no programa, ao final os jovens têm o acompanhamento de mentores, parceria com o Comitê de Impacto Alumni. O Raízes foi realizado pela primeira vez no formato online em 2021 e está sendo desenvolvido um formato híbrido para 2022.

Homenagem ao patrono – A trajetória da Fundação Dom Cabral está entrelaçada com a história do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. Para contar e compartilhar um pouco da vida e legado do patrono e fundador da instituição, a FDC vai inaugurar o Memorial Cardeal Dom Serafim, em 6 de abril. O espaço será uma exposição permanente que retrata o pioneirismo, sabedoria, dedicação e contribuição do Cardeal para o desenvolvimento de milhares de pessoas, por meio de suas ações sociais e também instituições, que como a Fundação Dom Cabral, foram influenciadas e orientadas por ele. O Memorial Cardeal Dom Serafim estará localizado no Campus Aloysio Faria da FDC, em Nova Lima, Minas Gerais.


Ei, você sabe o que é Segurança Energética?

Segurança energética é a oferta e disponibilidade de serviços energéticos a todo momento, em quantidade suficiente e a preços acessíveis, segundo a Agência Internacional de Energia. Porém, no Brasil, nossos diferentes modelos de fornecimento foram afetados pela pior seca (estiagem de chuvas) dos últimos 91 anos. Você sabe como isso afetou a sua vida?

O governo precisou adotar medidas administrativas que estimulam a consciência de consumo nas pessoas. Uma delas é a mudança nas regras de bandeiras tarifárias. E acredite, isso impactou a sua conta de energia de alguma forma. Porém, estamos vivendo um período de chuva após chuva desde o início de 2022. Isso indica que os reservatórios das hidrelétricas estão enchendo e o valor das bandeiras tarifárias pode ser reduzido?

Essa é a resposta que a Sociedade Mineira de Engenharia (SME), juntamente com o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, está em busca por meio de contato com referências do setor.

Acontecerá um evento sobre este assunto. Participe. Será no dia 16 de março. Faça sua inscrição prévia e garanta informações em primeira mão para ocupar uma das cadeiras limitadas. Link de inscrição.

O que é Segurança Energética? - Evento SME sobre segurança energética. Crédito: Diário do Comércio
Crédito: Diário do Comércio
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas