Brand Publishing: criação de conteúdos precisa construir confiança

No dia 3 de outubro, o Campus Belo Horizonte da Fundação Dom Cabral (FDC) recebe o lançamento do livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por Paulo Henrique Ferreira, diretor executivo da Barões Brand Publishing, que reúne a expertise de 18 profissionais das áreas de comunicação e gestão de grandes marcas, como Vale, Engie e FDC. Um dos motes do livro é mostrar como a criação de conteúdos proprietários constroem confiança, geram engajamento real e produzem resultados sustentáveis.
O livro, publicado pela editora Robecca & Co, traz um prefácio escrito por Andrew McLuhan, do Instituto McLuhan, do Canadá, que estará presente no evento e ministrará uma palestra a partir das 9h. Andrew McLuhan é referência mundial em estudos de comunicação e mídia. O evento ainda terá um debate entre os coautores e sessão de autógrafo.
“O capítulo sobre Governança conecta com princípios acadêmicos. Mas isso não é sinônimo de teoria e burocracia, mas sim de processos e metodologia, dois elementos cruciais para uma boa performance. Sim, comunicação também demanda governança e em se tratando de uma estratégia de Brand Publishing esta é uma disciplina indispensável e uma das nossas preocupações quando criamos o hub de conteúdo da FDC, o Seja Relevante. Fico muito honrada em compartilhar com os leitores um pouco da minha experiência e todos os aprendizados que obtivemos até aqui”, afirma a gerente de comunicação corporativa da FDC, Luciana Alvarenga Machado, uma das co-autoras convidadas.
A publicação traz assim, não apenas teoria, mas a prática vivida por profissionais que já aplicam essa estratégia com sucesso e transformam marcas em legítimas publicadoras de conteúdo relevante.
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Estruturação
Composto por 222 páginas, o livro é estruturado em quatro partes que cobrem desde os fundamentos estratégicos do brand publishing até a implementação e operação de plataformas de conteúdo. Os temas abordados incluem a governança de marca e a integração das lideranças ao processo de comunicação, além da distribuição e o uso de dados proprietários para a construção de audiência. A última parte apresenta cases de sucesso de marcas que já aplicam o brand publishing com notáveis resultados.
O livro é voltado para profissionais de comunicação, estudantes e gestores de empresas que buscam se aprofundar nas práticas e conceitos que vêm redefinindo o modo como as marcas se comunicam com seus públicos.
A publicação tem a coautoria de Aline Caio, Beto Francellino, Bruno Costa, Deborah Masiviero Huff, Gil Maranhão Neto, Guilherme Murtinho, Hamilton dos Santos, Joana Almeida de Carvalho, João Gabriel Pereira, Jorge Florêncio Ribeiro Neto, Leandro Modé, Leandro Provedel Kunzler, Luciana Alvarenga Machado, Nelson Valencio, Paulo Nassar, Queila Panhotta da Silva, Ricardo Sapiro e Rodrigo Conceição Santos.
O “Brand Publishing na Prática” é uma extensão de outra obra lançada por Paulo Henrique Ferreira, em 2023: “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”.
Além do evento na capital mineira, serão realizados outros eventos nas cidades do Rio de Janeiro (8/10) e São Paulo (10/10). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site.
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