Negócios

Brasfrigo investe para modernizar e expandir planta em Uberlândia

Empresa do Grupo BMG está realizando mudanças nas câmaras frias da unidade de forma a otimizar o espaço
Brasfrigo investe para modernizar e expandir planta em Uberlândia
Cortês: em Uberlândia temos capacidade para operacionalizar cerca de 10 mil toneladas | Crédito: Divulgação

A Brasfrigo, do Grupo BMG, líder na América Latina em movimentação de congelados, fundada em Uberlândia, no Triângulo, com unidades na própria cidade e em Itajaí (SC), está investindo na modernização da planta mineira. Embora não revele o montante aportado, a empresa está implementando estantes drive in nas câmaras frias da unidade, de forma a otimizar o espaço de armazenagem. O sistema também confere maior segurança e qualidade ao serviço. Com mais de 50 anos de atuação, a empresa armazena cargas dos principais produtores de proteína animal do País.

Segundo o diretor nacional, José Humberto Cortês, com o investimento, a capacidade operacional da empresa em Uberlândia está sendo ampliada em 30%. A unidade é responsável pelo armazenamento das cargas domésticas, enquanto a de Santa Catarina concentra as atividades relativas ao comércio exterior. Para isso, o porto-seco tem concessão da Receita Federal para realizar exportações e importações, sendo o único armazém frigorífico alfandegado na região.

“Em Uberlândia temos capacidade para operacionalizar cerca de 10 mil toneladas, enquanto em Itajaí o volume chega a 40 mil toneladas. Temos condições de atender toda e qualquer operação frigorificada e atuamos com um mix de produtos bem variado no mercado interno, incluindo proteína animal, lácteos, frutas e legumes”, explica.

A unidade mineira atende grandes clientes do Sudeste para distribuição em um raio médio de 300 quilômetros. Já a catarinense está habilitada para enviar ou receber mercadorias de mais de 150 países, entre os quais, grandes centros como Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia e União Europeia.

Cortês avalia que o mercado está em constante evolução, mas que o agronegócio brasileiro está em franca expansão, o que confere boas perspectivas para o negócio. “A Brasfrigo tem capacidade para crescer e está atenta ao potencial do mercado”, diz.

Ele lembra que a pandemia afetou as atividades como na maioria das empresas, devido à insegurança que gerou. O segmento não chegou a ser comprometido, mas ficou “moroso”. Neste sentido, o diretor cita a paralisação dos portos na Ásia e a própria insegurança da população – tudo isso deixou o mercado igualmente inseguro.

“Este ano começou bem, com boas perspectivas sobre o fim da pandemia, mas logo vieram outros problemas como o abre e fecha na China, a guerra entre Rússia e Ucrânia e tudo isso tem gerado instabilidade entre os investidores”, afirma.

De toda maneira, ele classifica 2022 como um ano promissor e diz que o período será marcado por boas metas e bons níveis de exportação e importação.

Logística Brasil 2022

A Brasfrigo participará do Logística Brasil 2022, um dos maiores eventos de logística do País. Cortês fará uma palestra sobre “A importância da armazenagem frigorificada para a cadeia logística”. Em sua segunda edição, o evento, gratuito e virtual, será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto.

Estarão presentes os principais players do mercado, para debater sobre desafios e oportunidades do segmento diante do cenário de grandes transformações globais. O executivo ressalta que é de grande relevância a participação da Brasfrigo em eventos desta natureza. “Como líderes na América Latina em movimentação de congelados, é importante para nós sentarmos lado a lado com outras empresas de logística para trocarmos visões, experiências e para falarmos sobre os desafios da atualidade”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas