Negócios

Brownie do Luiz chega a Belo Horizonte

Capital é a primeira grande aposta da marca fora do eixo Rio-São Paulo, presente em mais de 2 mil pontos de venda
Brownie do Luiz chega a Belo Horizonte
Quinderé explica que a escolha por MG foi estratégica e considerou questões como a logística | Crédito: Andre Noboa

O famoso Brownie do Luiz está chegando em Belo Horizonte por meio da rede Verdemar e no serviço de entrega Rappi turbo. Presente em mais de 2 mil pontos de venda entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e vendas on-line para todo o País, a marca carioca está dobrando a capacidade de produção – hoje em mais de uma tonelada diária – para atender novos mercados.

A capital mineira é a primeira grande aposta da marca fora do eixo Rio-São Paulo. O fundador do negócio Luiz Quinderé explica que a escolha foi estratégica e considerou uma série de questões, como a proximidade com o Rio de Janeiro e a pujança econômica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Estamos no começo dessa operação, enviando a segunda remessa e ainda não mensuramos os resultados. Mas acreditamos no potencial. Essa entrada por meio do supermercado Verdemar, uma rede forte e classe A da cidade, vai ser nosso termômetro. A partir do resultado dessas vendas é que vamos decidir os próximos passos. Minas Gerais está entre as maiores economias do País e a logística com o Rio de Janeiro é facilitada”, argumenta.

Quinderé adianta que o processo de maturação da operação vai ocorrer nos mesmos moldes de São Paulo. “Primeiro entramos em São Paulo capital e ficamos amadurecendo por dois ou três anos. Apenas agora estamos começando a chegar às regiões do ABC ou de Campinas. Pretendemos que seja assim também em Belo Horizonte. Daqui uns dois anos, dando tudo certo na Capital, partimos para o interior. Mas antes precisamos conquistar o paladar dos mineiros e tornar a marca conhecida no Estado”, completa.

Neste primeiro momento, estarão disponíveis no varejo da capital mineira o Brownie Original e as famosas latas de casquinha de brownie, carros-chefes da marca. No varejo on-line, a fabricante ainda oferece brownies nos sabores Branco, Avelã, Doce de Leite, Maracujá, Limão, Blondie e Sem Açúcar. A expectativa é de que com o passar do tempo esses produtos também sejam lançados nos pontos físicos de Belo Horizonte.

No Rio e em São Paulo os produtos Brownie do Luiz são encontrados em mais de 2 mil pontos de venda, incluindo seis lojas próprias – que também não estão descartadas para Minas Gerais. Conforme o empresário, no entanto, esse é um passo importante, que demanda elevado investimento, por isso, é necessário trabalhar bem a presença do produto na região antes de abrir um ponto.

“A gente é muito formiguinha, tem que conquistar cada mercado de uma vez. Escolhemos chegar em Belo Horizonte por uma rede de supermercado e não lojas de conveniência de postos ou padarias, porque o público dessa rede tem tudo a ver com nossos produtos. Sem contar a logística para distribuição entre as unidades. Dando tudo certo, ampliaremos os pontos de vendas e instalaremos até um centro de distribuição (CD) na cidade”, revela.

História

O Brownie do Luiz começou quando Luiz Quinderé decidiu fazer brownies para vender na escola com a ajuda de Vânia, que na época trabalhava na casa de sua família. Hoje, ela é uma das sócias da empresa. De lá para cá, a marca ganhou uma fábrica, seis lojas próprias, e pode ser encontrada em grandes redes, minimercados, padarias e na internet.

O e-commerce, porém, tem baixa representatividade para os negócios da marca (menos de 3%), mas ajuda na capilaridade pelo País. Segundo Quinderé, as vendas on-line são pontuais até pelas próprias características do produto. “Um doce é algo que você compra por impulso, por isso é mais interessante estar nas gôndolas e até no caixa dos supermercados”, ressalta.

O crescimento da empresa segue o bom momento do setor de chocolate. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), o setor avançou 44% em 2021 sobre 2020. Já no primeiro semestre deste ano, a alta foi de 6%.

O Brownie do Luiz tem crescido entre 20% e 30% a cada ano. Mas, o negócio também foi impactado pela pandemia e registrou estabilidade nos últimos dois exercícios. Agora vai encerrar 2022 com desempenho superior, avançando cerca de 40% sobre 2021. Já para 2023 a expectativa é voltar aos 20% ou 30% de crescimento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas