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Nova empresa de mobilidade BusCo começa a operar em Belo Horizonte

Modelo de negócios de baixo custo (low-coast) é baseado na eficiência operacional, no uso de tecnologia e em tarifas acessíveis
Nova empresa de mobilidade BusCo começa a operar em Belo Horizonte
Nossa expectativa é transportar 200 mil passageiros no primeiro ano e alcançar receita de R$ 100 milhões até agosto de 2026, diz Claudio Souza | Foto: Divulgação BUSCO

Começou a operar em Belo Horizonte uma nova empresa de tecnologia e mobilidade (mobitech) que promete entregar aos passageiros de ônibus uma experiência acessível, com modernidade e segurança. Criada por uma joint venture entre os já consolidados grupos de transporte rodoviário Águia Branca e JCA (que opera Viação Cometa, 1001 e Catarinense), as empresas envolvidas investiram R$ 50 milhões para a criação da nova marca, a BusCo.

Com sede em Barueri (SP), a empresa já criou 50 postos de trabalho diretos e indiretos, conforme informou o CEO, Claudio Souza. Segundo ele, a aposta da BusCo é um modelo de negócios de baixo custo (low-cost), baseado na eficiência operacional, no uso de tecnologia e em tarifas acessíveis, com o objetivo de modernizar as viagens rodoviárias no Brasil. “Nossa expectativa é transportar 200 mil passageiros no primeiro ano e alcançar uma receita de R$ 100 milhões até agosto de 2026”, afirma o gestor.

A opção por começar com as rotas no Sudeste deve-se à força da região para o transporte rodoviário. “Quando fechamos contratos com as viações, queríamos cobrir os estados e regiões mais importantes. Até o final do ano, chegaremos às regiões mais relevantes no âmbito nacional para o transporte rodoviário, tanto pelo volume quanto pela importância econômica dessas regiões”, diz.

Entretanto, conforme explica o CEO, a BusCo não é “simplesmente” uma plataforma de venda de passagens. “A gente trabalha e quer pensar a mobilidade como um todo”, diz. Ele explica que o objetivo é que os clientes contem com soluções automatizadas, impulsionadas pelas oportunidades que a inteligência artificial oferece, atreladas a tecnologias que proporcionarão uma experiência melhor para o passageiro.

Uma das funcionalidades oferecidas é o uso de um QR Code da empresa, por exemplo, para sincronizar a chegada do ônibus com o transporte urbano ou a chegada do carro por aplicativo. “O projeto é que o passageiro saia de sua casa até o destino final com o trajeto mais curto e mais barato possível”, diz o CEO. Além disso, a empresa garante suporte para o cliente durante todo o trajeto, apoiando-o, inclusive, diante de eventuais transtornos.

Uma preocupação da BusCo, segundo Claudio Souza, é oferecer preços baixos, sem prejudicar os parceiros. “Trouxemos muita tecnologia para nossos processos. Temos que usar essa tecnologia para garantir o baixo custo para o cliente final, porém sem pressionar nossos parceiros. Não adianta colocar preço de passagem que não pague o diesel”, diz.

BusCo chegará em 13 cidades até o final do ano

Além de Belo Horizonte/São Paulo, também foi lançada a rota Vitória/São Paulo, e a ideia é que a malha rodoviária seja ampliada rapidamente. Para o dia 15 deste mês, estão previstas as inaugurações de mais duas rotas: Vitória/Rio de Janeiro e Governador Valadares/Vitória.

Em Belo Horizonte, a saída do ônibus acontece no Hotel Royal Lourdes, na região Centro-Sul, com chegada ao Terminal Tietê, em São Paulo. Na capital capixaba, o embarque é na Praça do Papa, também com destino ao Terminal Tietê. Os trechos de retorno seguem o mesmo percurso no sentido inverso.

Em setembro, a previsão é de que sejam inauguradas rotas para Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Juiz de Fora (MG), Teixeira de Freitas (BA) e São José do Rio Preto (SP), concluindo 13 cidades atendidas.

Ao todo, a empresa operará com 40 veículos dedicados às rotas interestaduais, operados por viações parceiras regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Jornada do passageiro é totalmente digital

A experiência oferecida pela BusCo ao viajante é totalmente digital. O passageiro encontra na plataforma desde o planejamento do itinerário até a compra de bilhetes on-line e tem acesso simplificado ao embarque. O intuito, segundo informações da empresa, é garantir uma experiência ágil.

As passagens podem ser adquiridas no site oficial da empresa, onde há também informações sobre horários, pontos de embarque e condições de viagem, ou em plataformas parceiras como ClickBus, QueroPassagem, Wemobi, Águia Flex e BlaBlaCar. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito ou via Pix. Já os ônibus contam com wi-fi gratuito, ar-condicionado, água e poltronas reclináveis.

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