Negócios

Capital é eleita membro do conselho da WTCF

Capital é eleita membro do conselho da WTCF
BH foi eleita, ao lado de Buenos Aires, Lima e Bogotá, para representar a América do Sul e Caribe no conselho da WTCF | Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo DC

Belo Horizonte foi eleita, ao lado de Buenos Aires, Lima e Bogotá, para representar a América do Sul e Caribe no conselho da World Tourism Cities Federation (WTCF). A entidade, criada em 2012, é uma organização internacional de turismo sem fins lucrativos que visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do turismo. O anúncio dos novos componentes do conselho foi feito ontem, dia 13.

A Federação justificou a escolha afirmando que o apoio oferecido por Belo Horizonte à WTCF foi muito apreciado e que a expectativa é de uma cooperação mais estreita e frutífera a partir de agora. Dessa forma, a capital mineira participará mais ativamente da tomada de decisões executivas da instituição, além de ter entre suas novas atribuições a deliberação sobre assuntos relacionados ao estatuto da Federação, a execução das decisões da Assembleia Geral, a revisão dos relatórios de trabalho, a recomendação do candidato a Secretário-Geral, a admissão de novos membros, assim como a escolha dos locais para a realização dos eventos oficiais.

A participação no conselho é não somente a oportunidade de representar a América Latina em uma das maiores redes internacionais de cidades dedicada ao turismo, mas também a chance de posicionar Belo Horizonte como um destino com caráter assertivo, consultivo e estratégico no campo do turismo urbano e de cidades, uma temática relevante para o desenvolvimento da capital mineira.

“Integrar o conselho amplia nossas relações institucionais e proporciona uma abertura a outros mercados internacionais, tendo como foco o estímulo e promoção da atratividade de cidades como destinos de viagens. Vale lembrar que essa rede nos permite, além da troca de experiências, uma importante aproximação com um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo, que é a China, com grande potencial especialmente para as próximas décadas”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

“Belo Horizonte vem se consolidando como importante articuladora de redes internacionais. Integrar o conselho reafirma nosso compromisso em tornar a capital mineira global, não só como destino para investimentos, mas também para receber turistas internacionais”, comenta a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa.

Essa será a terceira formação de conselho da WTCF e contará com representantes da Ásia e Pacífico, Europa, África, América do Norte, América do Sul e Caribe, dentre membros das cidades, e integrantes institucionais, que são divididos entre agências de viagens, companhias aéreas, empresas de turismo e imprensa.

Belo Horizonte é membro da WTCF desde 2017, quando passou a integrar a lista das 16 cidades latino-americanas filiadas à instituição, sendo a primeira brasileira. Em 2019, Foz do Iguaçu também se tornou uma afiliada. Lista de integrantes do novo conselho da WTCF:

América do Sul e Caribe
Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima e Bogotá

Ásia & Pacífico
Pequim, Seul, Hong Kong, Bangkok, Xangai, Wellington, Jacarta, Macau, Guangzhou, Sapporo, Chengdu, Petra, Kathmandu, Busan, Tel Aviv-Yafo

Europa
Berlim, Londres, Barcelona, Helsinque, Moscou, Paris, Viena, Madrid, Atenas, Copenhague, Florença e Milão.

África
Casablanca, Victoria e Marrakech

Membros do Conselho Institucional
Agências de viagens – Beijing Tourism Group, Trip.com, China Tourism Group, CAISSA Touristic, China CYTS Tours, Holding Co., Ltd., Airbnb, JTB Corp. e Utour Group Co., Ltd.
Companhias aéreas – Air China Limited e Capital Airports Holdings Limited
Outras empresas de turismo – China UnionPay e Carnival Corporation & PLC/Costa
Empresas de comunicação – China Tourism News, Tencent Technology (Beijing) Co. Ltd. e Hong Kong Ta Kung Wen Wei Media

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas