Capital terá programação on-line para marcar Dia Mundial da Criatividade

O termo reinvenção nunca foi tão repetido e fez tanto sentido como ao longo dos últimos 13 meses. A pandemia trouxe para pessoas, empresas e até países a necessidade de redefinirem caminhos e estratégias.
E foi dentro dessa necessidade que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a orientação para a programação do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, nos dias 21 e 22 de abril.
Este ano, o evento conta com a participação de 121 cidades em 15 países que receberam os direitos de representação no Word Creativity Day 2021.
Em Belo Horizonte, a coordenação ficou sob a responsabilidade da gerente de Economia Criativa na FIEMG, Márcia Andrade Carmo Azevedo. Ela implantou o primeiro Laboratório Aberto de Inovação e prototipagem do Senai Minas. Também foi Gestora do P7 Criativo, primeira agência da Economia Criativa do Estado.
A programação está baseada nas dez habilidades do profissional do futuro descritas pela ONU:
- Flexibilidade coletiva
- Negociação
- Orientação para servir
- Julgamento e tomada de decisão
- Inteligência emocional
- Coordenação com outros
- Gestão de pessoas
- Criatividade
- Pensamento crítico
- Resolução de problemas complexos
“Acreditamos em uma educação revolucionária. A pandemia escancarou a necessidade de sermos criativos, adaptáveis. A criatividade serve para encontrarmos as melhores soluções para desafios específicos reais, desafios econômicos, sociais, culturais e ambientais”, explica Márcia Azevedo.
Os valores do Dia Mundial da Criatividade são:
- Otimismo: existem grandes desafios no mundo, a criatividade pode ajudar a resolvê-los.
- Parceria: nenhuma organização, setor ou pessoa pode construir comunidades criativas sem apoio de uma rede.
- Crowdsourcing: talento e criatividade estão em toda parte, e precisamos aproveitar isso. A inovação deve começar, terminar e envolver as pessoas para as quais eles foram projetados.
“A programação on-line é gratuita e vai acontecer simultaneamente em várias cidades do mundo. Para participar, a pessoa vai baixar um aplicativo e pode escolher atividades em qualquer lugar. Mas é interessante que também participe das atividades locais, pois nossos inspiradores terão uma visão mais focada nas questões da nossa sociedade”, afirma a coordenadora do Word Creativity Day 2021 em Belo Horizonte.
A Capital já começou o caminho rumo às soluções criativas. Além de abrigar o P7 Criativo, entre outras iniciativas como o próprio ecossistema de inovação da Capital, a cidade já foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em outubro de 2019, como Cidade Criativa pela Gastronomia.
A cidade integra, desde então, o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte foi eleita para uma das duas vagas destinadas a candidaturas brasileiras, ao lado de Fortaleza, designada no campo criativo Design.
Ouça a rádio de Minas