Negócios

Carbel amplia ações em ESG

Através do UseAmar, grupo vai apoiar causas como o combate à fome e à inclusão social
Carbel amplia ações em ESG
Rodrigo Araújo (Luminus), Bruno Linhares (UseCar) e Marco Antônio Ferreira (UseCar): histórico de ações sociais | Crédito: Daniel Stone

Integrante do Carbel Auto Group, a UseCar –  unidade responsável por alugar veículos e terceirizar a frota – lança uma unidade de negócios para cuidar das ações ESG,  o UseAmar. O objetivo é apoiar diferentes causas, como o combate à fome, fomento à educação, inclusão social, geração de empregos, entre outros desafios sociais. O primeiro projeto mira o combate à fome e ao desperdício, em parceria com o projeto “Ponte do Bem”, da Associação Luminus.

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), mais de 152 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar e mais de 33 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, sem ter o que colocar no prato.

No lado oposto dessa situação, o Brasil é um dos países onde mais se perdem alimentos. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o País desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. A estimativa é de que a maior parte desse desperdício, cerca de 80% seja do manuseio, transporte e centrais de abastecimento.

A Usecar contribui com 50 pratos de comida a cada contrato de locação, seja carro por assinatura, terceirização de frota ou rent a car, além de outros cinco pratos a cada reserva de carsharing (carro compartilhado que é reservado por hora).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Luminus é uma associação, sem fins lucrativos, criada em 2018. O maior projeto da associação é a Ponte do Bem, um processo de logística de segurança alimentar, baseada na distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. É um projeto socioambiental, que cumpre o lado social de reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e também ajuda o meio ambiente, reduzindo o desperdício de alimentos que eram jogados fora.

De acordo com o diretor-geral da UseCar, Bruno Linhares, diariamente, a equipe do projeto Ponte do Bem busca alimentos que sobram em parceiros cadastrados como hortifrutigranjeiros, supermercados, padarias, produtores rurais e distribuidores de alimentos. Com um veículo próprio, a equipe faz a retirada da doação e entrega para entidades sociais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O grupo Carbel já tinha um histórico de ações sociais, mas que não eram integrados. O UseAmar é um braço para ligar as ações de responsabilidade socioambiental e governança. Por meio de parceiros chegamos à Luminus. Somos um País que produz muito e muito desperdiça e faz parte da nossa obrigação ajudar a resolver esse problema, mas até para ajudar é complexo. A logística e a armazenagem de alimentos são difíceis. O projeto coleta alimentos em parceiros cadastrados, com processo auditado. Ligamos isso com a nossa atividade.  É uma forma de engajar o nosso cliente, criando uma locação mais consciente”, explica Linhares.

Desde sua instituição em fevereiro de 2019, o projeto Ponte do Bem já distribuiu mais de 419 toneladas de alimentos e atendeu 22 projetos de cinco municípios, impactando 6 mil pessoas e complementando mais de 2 milhões de refeições. Atualmente, são 12 instituições em Belo Horizonte que vivem dessa ajuda.

Além de cumprir sua missão social, o UseAmar se conecta à estratégia de negócios da locadora. Pesquisas mostram que empresas responsáveis têm mais chances de atrair mais investidores, acessar linhas de crédito mais baratas e conquistar mais e novos consumidores.

“A responsabilidade já é vista pelos consumidores como um fator de decisão de compra e muitos já aceitam até pagar um pouco mais por produtos e serviços realizados por empresas com propósito. Estamos vivendo uma transição de mentalidade e espero que esse engajamento das empresas nas causas sociais que hoje entendemos como uma obrigação, logo seja entendido como algo natural no mundo corporativo”, conclui o diretor-geral da UseCar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas