Negócios

Carbokeg cria refrigeração sem uso de eletricidade

Método desenvolvido pela Carbokeg utiliza CO2 do gelo seco como fonte energética em sistema autônomo e sustentável
Carbokeg cria refrigeração sem uso de eletricidade
A Carbokeg lançou um sistema que utiliza o gás carbônico do gelo seco como fonte energética | Crédito: Divulgação

Uma ideia que vem sendo desenvolvida desde 2018 resultou na criação de aparelhos capazes de refrigerar ou congelar produtos sem a utilização de energia elétrica. O método da startup mineira Carbokeg utiliza o gás carbônico do gelo seco como fonte energética em sistema autônomo e sustentável.

A tecnologia foi patenteada internacionalmente e a primeira aplicação já está disponível no mercado. Inicialmente aplicada em refrigeradoras de bebidas – as famosas chopeiras -, também pode ser aplicada em caixas térmicas para transporte e conservação e até sistemas de refrigeração industrial. Este último, conforme o diretor de marketing da empresa, Allan Coelho, deverá ser lançado em breve.

“Estamos desenvolvendo em parceria com as próprias indústrias e o governo de Minas Gerais. Temos estudos avançados com uma multinacional e também com marcas mineiras”, revela.

A ideia neste caso, conforme ele, é reutilizar o gás carbônico emitido nas chaminés das indústrias, transformando-o em gelo seco para posterior aplicação em refrigeração e congelamento.

“Além da aplicação na refrigeração interna das empresas, o método proporciona a reciclagem do gás carbônico não-biogênico que seria emitido na atmosfera”, reforça citando as contribuições sustentáveis do negócio.

Já o modelo aplicado nas chopeiras poderia ser replicado, por exemplo, em caixas térmicas para transporte e conservação nos setores farmacêuticos e alimentícios. Mas enquanto esses produtos não são desenvolvidos, já existem duas opções para refrigeração de bebidas no mercado.

A Carbo Tap Go oferece praticidade na refrigeração de bebidas para diferentes ocasiões | Crédito: Divulgação

A Carbo Tap Go – modelo mais portátil, criado com o intuito de levar praticidade na refrigeração de bebidas para diferentes ocasiões, em qualquer lugar, possuindo as possibilidades de aplicação mais versáteis. E a Carb Tap Power – modelo mais potente, ideal para ocasiões que demandam a refrigeração instantânea de quantidades maiores de bebidas.

Em ambos os casos, o sistema refrigera as bebidas instantaneamente, sem as limitações da eletricidade, cilindros e cápsulas de gás carbônico, de forma portátil e economizando até mesmo com mão de obra em grandes eventos.

Em poucos meses de comercialização o produto já é sucesso entre cervejarias brasileiras e, em breve, estará à venda também no mercado internacional. É que a startup participou do CO2 Summit, no fim de setembro, em Chicago, nos Estados Unidos, e já começou a receber as primeiras encomendas.

Segundo Allan Coelho, tamanho sucesso já tem impactado a produção e em breve a Carbokeg precisará expandir a capacidade da fábrica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas