Negócios

Carnaval de BH impulsiona venda de bebidas para outros estados

A Lambe Lambe Bebidas é um exemplo de empresa que cresceu com o Carnaval em Belo Horizonte
Carnaval de BH impulsiona venda de bebidas para outros estados
A presença de empresas mineiras para fora do Estado vem aumentando nos últimos anos graças ao Carnaval | Crédito: Mateus Pereira / PBH

O Carnaval de Belo Horizonte, que se consolidou como um dos maiores do Brasil, continua impulsionando o mercado de bebidas no Estado. Com o crescimento do evento, empresas locais registram aumentos expressivos no faturamento e ampliam sua presença em outros estados.

O presidente do Sindbebidas-MG, Mário Marques, destacou o impacto da folia no setor. “Fizemos uma estimativa de aumento no faturamento no Carnaval para este ano em média de 12% para cerveja, 8% para bebidas destiladas e 26% para bebidas alcoólicas mistas (RTDs)”, disse.

De acordo com ele, o crescimento acompanha a expansão do Carnaval em Belo Horizonte e no Estado, além de ser uma oportunidade para que turistas conheçam a diversidade e qualidade das bebidas mineiras.

Marques também destacou a importância de políticas públicas que valorizem a produção local. “Uma antiga reivindicação nossa é que os editais da Belotur exijam a utilização de produtos artesanais de Minas, como a cachaça, a cerveja artesanal, o gin e a vodca produzidos aqui. Para pequenos e médios produtores, isso seria um grande avanço, pois permitiria levar a cultura e os produtos mineiros para o Brasil inteiro”, observou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Empresas mineiras apostam em expansão

A Lambe Lambe Bebidas é um exemplo de empresa que cresceu com o Carnaval da capital mineira. Fundada para oferecer uma alternativa aos que não consomem cerveja, a marca aposta em bebidas naturais e refrescantes.

“Nossa projeção é triplicar o volume de vendas de 2024. Muito além de aumentar o volume, trabalhamos para entregar a melhor experiência para a galera curtir o Carnaval na rua”, disse o sócio da marca, Édson Segundo.

A Lambe Lambe está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no sul da Bahia, e planeja expandir em 2025. “Este ano, novas unidades serão implementadas em São Paulo e Rio de Janeiro”, contou.

Outro destaque é a Don Luchesi, produtora do O’Gin, que nasceu em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em 2019 e se tornou a maior destilaria de gin artesanal da América do Sul. “Nossa expectativa é um crescimento de 22% no período do Carnaval”, disse o diretor comercial da marca, Alexandro Luchesi.

A empresa também está lançando o O’Gin Flavors, com sabores de frutas vermelhas e tropical, e pretende estar presente em todo o território brasileiro até 2026.

A Xá de Cana, criada por Sthella Lima, é outro exemplo de inovação. A marca nasceu em 2021 e ganhou destaque ao criar uma releitura da caipirinha com caldo de cana. Produzida em Belo Horizonte desde 2023, a bebida já conquistou prêmio, como o Brasil Beer Cup 2024.

“Com a oportunidade do Carnaval, é possível espalhar muito suco de brasilidade aos mineiros e brasileiros. Estamos com muita expectativa e ampliamos mais de dez vezes a produção para atender o mercado de Belo Horizonte”, frisou. A Xá de Cana também estará disponível em outras cidades, como São Paulo, Florianópolis (SC), Vitória e Vila Velha, ambas no Espírito Santo.

Além das bebidas, a marca aposta em parcerias criativas. “Teremos uma grande novidade para o Carnaval de 2025: uma collab com a marca mineira de roupas. Tenho certeza de que todo mineiro e brasileiro vai querer”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas