Negócios

Carrefour finaliza conversões das lojas BIG

Grupo Carrefour Brasil converteu 129 lojas; previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão
Carrefour finaliza conversões das lojas BIG
Vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil somaram R$ 29 bilhões no segundo trimestre, o que representa um incremento de 10% | Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do País, encerrou o segundo trimestre de 2023 finalizando, antes do previsto, as conversões das lojas que operavam com a bandeira BIG. No total, 129 lojas foram convertidas, das quais 76 tornaram-se lojas Atacadão, 48 hipermercados Carrefour e cinco Sam’s Club.

“As conversões ampliaram a presença do Grupo no território nacional, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. O hipermercado Carrefour, por exemplo, chegou pela primeira vez nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí”, informa o grupo.

As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 29 bilhões no segundo trimestre, representando um crescimento total de 10% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O GMV (valor bruto de mercadoria) total cresceu 30%.

“A disciplina de custo manteve a rentabilidade do negócio legado em linha com patamares históricos, sendo a margem Ebitda ex-BIG de 7% contra 7,2% quando comparado com o segundo trimestre de 2022”, informa.

“Estamos começando um novo capítulo, concentrando nossos esforços em aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos negócios, à medida que as lojas convertidas aumentam seu desempenho. O Grupo Carrefour Brasil está bem posicionado para se beneficiar de um ambiente macro que deve apresentar queda gradual das taxas de juros e recuperação do consumo. Com sua diversidade de formatos, ecossistema de serviços e oferta competitiva de produtos, estou certo que temos capacidade única para atender todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro,” enfatiza o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.

Áreas

De acordo com o grupo, o Cash & Carry registrou vendas brutas de R$ 20,1 bilhões no trimestre, sendo 6% maiores ao comparar com o mesmo período do ano passado.

Já o Varejo cresceu 6,4% comparado com o segundo trimestre do ano passado nas vendas brutas, totalizando R$ 7,5 bilhões no segundo trimestre de 2023. As Marcas Próprias Carrefour bateram recorde de vendas e representaram mais de 21% dos resultados.

O Sam’s Club apresentou receita líquida de R$ 1,3 bilhão no trimestre, com crescimento de vendas de 4,2% na base de mesmas lojas e de 8,4% na base de sócios ativos.

E, por fim, a receita trimestral do Banco Carrefour foi de R$ 1,3 bilhão, +19% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Expansão

O plano de expansão do Grupo Carrefour Brasil também segue e a previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão, totalizando 15 inaugurações somente em 2023. Além disso, três novas lojas do Sam’s Club serão inauguradas no modelo de lojas combo – duas lojas de bandeiras diferentes em um mesmo espaço comercial.

O grupo está avançando no projeto de lojas “combo” envolvendo suas unidades de negócios com o intuito de explorar áreas de vendas e tráfego de clientes e apostando na sinergia de seus negócios. Hipermercados Carrefour e lojas do Atacadão passarão a receber em seus terrenos lojas do Sam’s Club. As primeiras unidades com esse perfil vão sair do papel ainda este ano, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas