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Carro voador da EHang faz primeiro voo no Brasil; veja vídeo

O veículo fez um voo de cerca de cinco minutos, a aproximadamente 40 metros de altitude
Carro voador da EHang faz primeiro voo no Brasil; veja vídeo
Veículo voador que fez o primeiro voo no Brasil. Foto: Divulgação Gohobby

O carro voador EH216, da EHang, ganhou os céus do Brasil nesta sexta-feira (20). O primeiro voo aconteceu após a Gohobby ter conseguido, em setembro, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer voos-teste com o eVtol (veículo de pouso e decolagem na vertical).

O veículo voador, fabricado pela chinesa EHang, decolou por volta das 11h30 desta sexta e sobrevoou, por cerca de cinco minutos, o Aeroquadra, aeroclube localizado no município de Quadra (SP), a aproximadamente 40 metros de altitude.

Segundo o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid, a aviação sempre foi glamorosa, mas não muito acessível. “O eVtol vem para democratizar a aviação para todos, para que você possa ir trabalhar voando. Com certeza vai ser a maneira pela qual nós vamos nos transportar em grandes cidades e entre cidades”, projeta.

Veja imagens do primeiro voo do carro voador no Brasil

O veículo, comercializado pela Gohobby, tem 1,93 metros de altura e 5,73 metros de largura e possui até um compartimento que funciona como porta-malas. A velocidade máxima chega a 130 km/h, e a distância máxima a ser percorrida pelo eVtol é de 30 quilômetros.

De acordo com informações da Anac, até então, autorizações de voos para teste no Brasil foram concedidas somente para a aeronave da Eve (empresa controlada pela Embraer) e para o modelo da EHang. A agência disse que o voo realizado pela Gohobby é o primeiro com eVtol em escala real.

O voo poderia ter passageiro, porém a autorização emitida pela Anac é voltada apenas para pesquisa e desenvolvimento. Por isso, a empresa ainda não está autorizada a transportar pessoas no veículo. Ainda não há previsão para que a aeronave seja certificada no País, de acordo com a Anac. A certificação é necessária para que o modelo possa ser usado em voos comerciais.

Voo foi realizado no Aeroquadra, aeroclube localizado em Quadra (SP). Foto: reprodução redes sociais Gohobby

O custo para se ter um veículo voador como este no Brasil ainda é elevado, a aeronave é avaliada em cerca de US$ 600 mil, quase R$ 3,4 milhões. Segundo a Gohobby, até meados de junho, 16 pessoas estavam na lista de espera para adquirir o carro voador.

O carro voador é fabricado em dois modelos, sendo que o EH216 no modelo S é voltado para o transporte de passageiros, e o EH216 F, destinado para uso do corpo de bombeiros. Como ainda não existe regulamentação para eVtols no País, o carro voador da EHang, está enquadrado no regulamento de drones, o RBAC-E 94.

O tipo de autorização emitida pelo órgão regulador já foi expedido outras vezes para outras empresas como a Xmobots, especializada em drones, por exemplo.

A COO para Europa e América Latina da EHang, Victoria Jing Xiang, que também participou do primeiro voo do EH216 no Brasil disse que a fabricante conversa com a CAAC (autoridade de aviação da China) e a Anac para que o veículo possa obter o certificado no Brasil, uma vez que as duas agências trabalham juntas no processo.

A empresa ModelismoBH – Tudo sobre Drones tem contrato de venda exclusiva do carro voador em Belo Horizonte. O acordo para a venda na capital mineira foi firmado junto à Gohobby – representante da EHang no Brasil.

O veículo voador dispensa piloto dentro da aeronave, mas conta com um controlador de solo que acompanha e conduz todo o voo, monitorando todos os parâmetros da aeronave, que é 100% elétrica e toda automatizada.

A empresa brasileira concorrente da EHang, a Eve, revelou seu primeiro protótipo do eVtol em escala real em julho, durante uma feira do setor em Farnborough, no Reino Unido.

Segundo a empresa, o modelo, produzido na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (interior de São Paulo), vai para uma próxima fase que envolve uma série de testes para avaliar operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até recursos de segurança.

Assim que todos os testes em solo forem concluídos, o protótipo fará seu primeiro voo, afirmou a empresa, que também está em contato com a Anac para obter a certificação da aeronave.

(Com informações da Folhapress)

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