Casa do Construtor revê modelo de negócio

A Casa do Construtor – maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções do dia a dia da América Latina – reviu as estratégias de expansão e formatou um modelo de negócios com foco em cidades de menor porte. Com isso, Minas Gerais, que já conta com unidades da rede em mais de 30 cidades, continua no radar da empresa e deverá receber, até o fim do ano, mais 15 lojas.
Com o nome de + Rental e investimento de cerca de R$ 290 mil, as lojas e depósitos de materiais de construção contam com um mix de produtos para locação com a marca da empresa, eliminando a necessidade de os moradores se deslocarem a grandes centros. Segundo o presidente e fundador da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior, o modelo oferece grande vantagem para os empreendedores, que passam a oferecer um serviço adicional em seus portfólios.
“Já os os clientes passam a contar com uma solução completa, podendo comprar não apenas o cimento, mas também alugar uma betoneira e andaimes”, exemplifica.
Cristofoletti Junior explica que a aposta se ancora na pujança que o setor de construção vem vivendo desde o início da pandemia, inclusive as pequenas obras e reformas. Em 2020, as franquias de Casa e Construção já haviam crescido 25,6%. Vislumbrando este cenário e buscando uma forma de estar ainda mais perto do público-alvo, principalmente daqueles de cidades com até 20 mil habitantes, a rede apostou no modelo de negócio store in store.
Idealizado em 2018, já está presente em Paraty (RJ), São Pedro (SP) e a mais nova unidade, Brotas. Até o final do ano, a rede prevê a abertura de mais 10 unidades + Rental.
Neste primeiro momento os estados-alvo para a implantação são o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em Minas, especificamente, segundo a empresa, há potencial para até 668 unidades no modelo. Em cidades como Turmalina (Norte), Ipanema (Rio Doce) e Divino (Zona da Mata) a implantação das lojas já está em estudo.
O planejamento da Casa do Construtor para 2021 inclui a inauguração de 100 unidades em todo o Brasil, considerando os dois formatos de lojas. Até o momento, já foram inauguradas 52 e, entre o final de agosto e setembro, outras 15 estão previstas. “O período de implantação pode levar de 45 a 90 dias, dependendo da localidade, do formato e demais especificações”, diz.
A Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada na locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem. Fundada em 1993, a rede oferece opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras.
Com mais de 350 unidades em todo o País e duas unidades no Paraguai, a Casa do Construtor é a única franquia com este formato no Brasil. Em 2020, mesmo com a pandemia, a rede cresceu 18%, faturando mais de R$ 325 milhões.
Ouça a rádio de Minas