CASACOR Minas celebra o sucesso da 30ª edição

O prédio da PUC Minas Lourdes recebeu entre os dias 15 de agosto e 5 de outubro a 30ª edição da CASACOR Minas. Considerada a maior mostra do segmento de arquitetura, decoração, artes e paisagismo, esta edição reuniu um elenco formado por 74 profissionais, totalizando um circuito com 49 ambientes. Ao longo dos 52 dias de programação, a CASACOR Minas contabilizou um público superior a 55 mil pessoas, confirmando o sucesso desta edição. Durante esse período, a Mostra recebeu um público ávido por novidades, interessado em conhecer os projetos assinados por profissionais com reconhecida trajetória no mercado, explorando todas as possibilidades da arquitetura. Além disso, é possível ter acesso e contato com uma infinidade de conteúdos de diversas áreas, como palestras, degustações, visitas guiadas e experiências imersivas. Foram realizados ao todo 116 eventos no período, que integraram a programação da mostra.
A 30ª CASACOR Minas envolveu a participação direta de mais de 120 empresas dos mais variados segmentos, possibilitando a geração de mais de 800 empregos diretos e indiretos. Esta edição contou com oito pontos de operações comerciais, considerando os bares, cafés, restaurantes, lojas e a bilheteria. “A CASACOR é um espaço importante tanto para apresentações de ideias, conceitos e produtos, mas também para a geração de negócios e oportunidades”, aponta a diretora da Mostra, Juliana Grillo.

Entre os destaques deste ano, projetos que exaltaram com maestria o tema desta edição “Semear Sonhos”. A ideia foi representar por meio da arquitetura, design de interiores e paisagismo, exemplos de reflexões sobre o futuro das cidades e das moradias, com desdobramentos que impactam diretamente no nosso presente. “A assertividade na escolha do local, dos profissionais que integram o elenco e, consequentemente dos projetos executados, foram fundamentais para o sucesso desta edição!”, destaca o diretor, Eduardo Faleiro.
Legado
O maior legado da CASACOR Minas é certamente as memórias e a inspiração que ela deixa para milhares de pessoas, contribuindo para disseminar reflexões acerca do morar e da contribuição deixadas para as próximas gerações.
Para abrigar esta edição, o prédio recebeu uma série de benfeitorias que foram realizadas para a CASACOR Minas, mas ficarão como legado para o edifício que, no futuro, irá abrigar a sede da PUC Minas Lourdes. Entre as melhorias deixadas no edifício Izabela Hendrix, estão: a restauração dos pisos de madeira; a recuperação da pintura interna; a limpeza e o início do restauro da fachada frontal; o projeto e execução da iluminação da fachada; a recuperação parcial dos jardins; a atualização dos vãos de portas de todas as salas nos andares ocupados pelo evento; a revitalização dos pisos de circulação; as melhorias em acessibilidade; a revitalização das muretas externas; o novo projeto e execução do auditório e o novo projeto de dois conjuntos de banheiros de uso público, permitindo que o prédio que permaneceu fechado por mais de três anos esteja em perfeitas condições de uso.
O Espaço de Formação do Arquiteto e Urbanista CAU/MG e PUC Minas foi construído para se tornar um dos auditórios da universidade. Com 120 m² e capacidade para cerca de 100 pessoas, o ambiente foi projetado como um auditório moderno, acolhedor e funcional, pensado para além da mostra. Sua configuração privilegia conforto e integração, com arquibancadas em madeira que substituem cadeiras tradicionais, piso acarpetado e soluções acústicas e de iluminação que permitem diferentes cenários para palestras, apresentações e debates. Mais do que um espaço expositivo, o auditório permanecerá como um legado permanente da mostra para estudantes e profissionais.

Uma das iniciativas mais marcantes desta edição é certamente a iluminação da fachada. O projeto de iluminação é assinado pela arquiteta, urbanista e lighting designer, Mariana Novaes, fundadora da Atiaîa. “Foi uma alegria fazer parte desta edição! Eu não imaginava que teria a oportunidade e a honra de iluminar a fachada do saudoso Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, onde estudei, e, assim, retribuir um pouco de tudo que recebi. O resultado do projeto ficará como legado para a PUC e para a cidade, e não seria possível sem a parceria da Interlight e da Lumiere ”, comemora.
Outra contribuição que fica é o Banheiro: Curvas do Interior, Texturas do tempo. Com projeto assinado por Bruna de Sá e Chico Casarões, o projeto buscou inspiração nas curvas da Serra do Curral, além do fato de que ele será utilizado pelos frequentadores da universidade. Nele, o mármore marrom, branco e cinza, extraído em Barroso, no interior de Minas, traduz, com seus veios marcantes, a paisagem e as riquezas do Estado.
Ouça a rádio de Minas