29ª edição da Casacor Minas Gerais já tem data e local confirmados; confira

A 29ª edição da Casacor em Minas Gerais já tem data e novo local confirmado. A maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado será no Espaço 356, região Centro-Sul de Belo Horizonte, entre os dias 6 de julho e 25 de agosto.
O evento será responsável pela inauguração do complexo situado às margens da BR-356. Entre os diferenciais do novo local, está a sua área total de 15.000 metros quadrados, com estacionamento, espaços abertos integrados ao paisagismo, espaço kids, área para práticas esportivas, além de um rooftop com vista para a cidade e para a Serra do Rola Moça.
Segundo o diretor da Casacor Minas Gerais, Eduardo Faleiro, o local se destacou no processo de escolha das locações justamente por acabar de passar por um processo de retrofit para integrar-se novamente à paisagem urbana. “Estamos refletindo sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo dentro desse processo de reconstrução das cidades e da forma como ocupamos ela”, ressalta.
Desde a sua criação, as edições da mostra são lembradas por revelar ao público e chamar a atenção para a importância de uma série de edificações que integram a paisagem urbana. Entre os exemplos em destaque estão: a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras e a Casa Ferolla.
“De presente, o agora” é tema da edição 2024 da Casacor Minas
“Uma reflexão sobre o legado que queremos deixar para o futuro”. O tema da edição de 2024 da Casacor Minas Gerais promete provocar os visitantes a respeito do que cada indivíduo pretende deixar para o futuro.
O objetivo é ir além da “morada” e expandir diálogos sobre o mundo que estamos deixando para os nossos descendentes. Para a diretora da Mostra, Juliana Grillo, o tema e local escolhidos são fundamentais para dialogar sobre a importância das práticas sustentáveis no mercado.
“Ao ocuparmos uma construção já existente, e que acabou de passar por um processo de requalificação, dentro de um modelo que restaura a antiga estrutura e preserva a arquitetura original, estamos contribuindo de forma significativa para apresentar novos formatos de aproveitamento do que já existe nas grandes cidades, ocasionando edificações novas, construídas de forma limpa, com menos resíduos” destaca.
Ouça a rádio de Minas