Catálogo “Céu de Montanhas”, desenvolvido pela Vale, resgata o turismo em Brumadinho

O rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019, deu a Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma triste notoriedade mundial. E os esforços no sentido da reparação ambiental e socioeconômica da cidade tiveram ontem mais um capítulo com o lançamento do catálogo “Céu de Montanhas “, no Instituto Inhotim.
O projeto, realizado pela Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra, faz parte do Programa de Fomento ao Turismo Sustentável. Com curadoria do estilista Ronaldo Fraga, a iniciativa reúne 28 empreendimentos e 31 vivências com 38 produtos.
A coletânea, disponível em formato físico e digital, foi pensada para diversificar e sistematizar a oferta de turismo rural e de base comunitária da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos.
“Todos os diagnósticos realizados apontam o turismo como alavancador da economia de Brumadinho. Esse é um caminho natural. Minas Gerais é um destino desejado pelas pessoas, mas ainda pouco frequentado. O catálogo é um primeiro meio de facilitar esse encontro entre os segredos guardados aqui e as pessoas”, explica Fraga.
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A partir dessa primeira edição, começa o trabalho de divulgação para que os atrativos passem a compor roteiros oferecidos pelas agências de viagem. Estão previstas diferentes ações, como o lançamento do projeto em Belo Horizonte, lojas pop-up em outras capitais, fantours e press trips, participação em eventos turísticos nacionais, novos eventos turísticos em Brumadinho, branding turístico em Brumadinho e o lançamento de uma loja virtual (marketplace).
“Concomitantemente a essas ações vamos promover a capacitação dos operadores turísticos locais. É muito importante que a comunidade se aproprie do projeto. Depois vamos fazer o mesmo com os operadores regionais e nacionais”, pontua o turismólogo do Instituto Rede Terra, Gustavo Pinto.
O catálogo traz o tarifário e os contatos de todas as vivências. Assim que o marketplace for lançado será possível fazer reservas e comprar os produtos direto no site.
Para cumprir o ambicioso objetivo será preciso contar com o apoio de outras instituições como a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e o Ministério do Turismo (MTur).
“A Rede Terra é o nosso parceiro executor. Encontramos aqui experiências com vários níveis de maturidade, e a Rede é a responsável por prestar a assessoria e consultoria necessárias para tornar os negócios rentáveis. Turismo se faz em rede, em colaboração. Começamos agora a aprofundar a interlocução com esses parceiros e já apresentamos o projeto à Secult, à Belotur e ao Ministério. Todos eles mandaram representantes para esse lançamento. Entendemos que Brumadinho, estando na RMBH, fortalece o turismo de Belo Horizonte e vice-versa”, destaca a gerente de Fomento Econômico na Diretoria de Reparação da Vale, Flávia Soares.
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