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Catarse lança campanha em prol do setor

Catarse lança campanha em prol do setor

Uma ação inédita na história do mercado editorial brasileiro vai destinar recursos para autores, editoras e livrarias independentes de todo o País. O fundo de incentivo +Livros foi lançado no dia 15, pelo Catarse, plataforma de financiamento coletivo, que em nove anos já movimentou mais de R$ 131 milhões para diversos tipos de projetos.

A iniciativa é uma resposta do Catarse à pandemia de Covid-19, que intensificou a crise no mercado editorial, sentida especialmente a partir de 2018. De acordo com a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita este ano pela Nielsen Book para a CBL, o mercado editorial encolheu 20% entre 2006 e 2019.

O projeto reúne esforços de dezenas de agentes da cadeia do livro, e foi construído ouvindo mais de 600 depoimentos de quem faz e apoia campanhas do setor. Amazon, TAG Livros, Storytel, Aberst, Konduto, Felsberg Advogados e as editoras Cia das Letras, Cobogó, Jambô, Editora Wish, Antofágica e o Canal Vá Ler um Livro estão entre os parceiros.

“Acreditamos que essa iniciativa, desenhada com a colaboração de diversas mentes do mercado, pode realmente fazer a diferença nos negócios contemplados, não apenas pelo valor que será doado, mas, principalmente, pelas conexões que pretendemos estimular dentro da cadeia profissional”, afirma a diretora de Publicações do Catarse, Raíssa Pena.

Para se inscrever no +Livros, os interessados devem preencher um formulário na página da campanha, até o próximo dia 31 de julho. Podem participar autores, editoras e livrarias de todo o País que trabalhem com literatura e/ou quadrinhos, nos diversos gêneros de ficção e não-ficção. A diversidade geográfica, de linguagens, gênero e temáticas serão levadas em conta na seleção.

Quanto mais recursos a campanha arrecadar, mais profissionais e pequenas empresas serão beneficiadas. O Catarse calcula que serão contemplados pelo menos 150 autores, editoras e livrarias.

As contribuições – de pessoas físicas e jurídicas – receberão contrapartidas por conta do apoio no projeto, como a inserção da marca na página de campanha e em peças de divulgação para empresas parceiras. Já para os apoiadores individuais, há uma seleção de recompensas exclusivas que vão de cupons de descontos para livros impressos, ebooks, audiobooks a mentorias profissionais.

Profissionais de referência do mercado editorial, entre os quais Felipe Castilho, Alessandra Ruiz, Bruno Mendes e Ketty Valencio, fazem parte do corpo técnico responsável pela seleção dos beneficiários. A lista preliminar dos contemplados deve ser divulgada até o dia 30 de agosto e, a lista final, até o fim de setembro, após a análise das documentações.

Ações de gestão e agradecimento – O documento com os termos e condições de uso do fundo sugere que os beneficiados apliquem os recursos em ações de gestão e estratégia e de agradecimento à comunidade, tais como:

  • Transformar o catálogo em e-book ou audiobook;
  • Investir em ações de marketing;
  • Abertura de loja on-line própria;
  • Pagamento de fornecedores e salários;
  • Doação de exemplares a bibliotecas comunitárias e escolas públicas;
  • Ações de incentivo à leitura;
  • Liberação de vouchers de desconto

Requisitos

Editoras

• Fundadas há no mínimo 1 ano;
• Não recebam patrocínio de empresas;
• Com faturamento de até R$ 300 mil por ano.

Livrarias

• Fundadas há no mínimo 1 ano;
• Que tenham no máximo uma loja física e/ou 1 loja virtual;
• Não façam parte de redes de livrarias (que representam uma mesma marca);
• Não recebam patrocínio de empresas;
• Com faturamento de até R$ 300 mil por ano.

Autores

• Tenham se lançado no mercado há no mínimo 1 ano;
• Tenham publicado e colocado à venda, no formato impresso ou digital, pelo menos 1 obra inédita nos últimos 12 meses de forma independente e/ou por meio de pequenas editoras;
• Com faturamento de até R$ 81 mil por ano.

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