CD da Frescatto em Contagem passa a usar somente energia solar

O Centro de Distribuição (CD) da Frescatto Company – referência nacional no setor de pescados – instalado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), passa, a partir desse mês, a usar apenas energia solar. A iniciativa faz parte do plano da empresa fluminense de só utilizar energia limpa em suas unidades.
A primeira a passar pela mudança foi a unidade fabril instalada no município de Duque de Caxias (RJ). Os 450 metros quadrados do empreendimento passam a ser atendidos por 216 placas alugadas na fazenda solar da empresa Órigo. São quase 500 metros quadrados de painéis solares que vão gerar, aproximadamente, 205.840 kWh por ano. Neste caso o objetivo é o ganho ambiental e não a economia financeira. Ainda este ano, a unidade vai passar por uma ampliação que deve triplicar o espaço ao custo de R$ 1 milhão.
De acordo com a gerente comercial da Frescatto Company, Mariana Vilela, cada unidade da empresa terá um modelo de energia limpa de acordo com as características do lugar. A escolha em Minas foi de 100% de energia solar. A próxima unidade a passar pela transformação será o Centro de Distribuição do Rio de Janeiro até o fim do ano e de São Paulo no ano que vem.
“A iniciativa faz parte de um projeto maior. Desde 2016 estamos em um movimento pelo uso de energia renovável. Começamos pela unidade industrial, que é a que mais consome. Agora estamos expandindo para os centros de distribuição e o de Minas é o primeiro. Já tínhamos várias ações de responsabilidade ambiental e agora, em novembro, elas vão se integrar em um plano de sustentabilidade baseado em três tópicos: preservação dos recursos hídricos; neutralização da pegada de carbono e redução e tratamento dos resíduos”, explica Mariana Vilela.
Há 75 anos no mercado, a empresa entende que se preocupar com a questão ambiental é uma obrigação diante dos desafios enfrentados pelo planeta e também uma estratégia de negócios. Como uma indústria de pescados, ter água limpa é fundamental para que seus produtos cheguem ao mercado. Ao mesmo tempo, consumidores e a própria cadeia produtiva têm exigido mais compromisso das empresas.
“Hoje, a questão da responsabilidade é determinante para atração de parceiros. As grandes redes de supermercados, por exemplo, especialmente as multinacionais, exigem certificações de boas práticas dos seus fornecedores”, afirma a gerente comercial da Frescatto Company.
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