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CDL/BH garante patrocínio para revitalização do Café Nice

Além de disponibilizar parte dos recursos financeiros a CDL/BH também vai participar da mobilização de outros possíveis parceiros
CDL/BH garante patrocínio para revitalização do Café Nice
Foto: Divulgação Café Nice

O Café Nice, uma das mais tradicionais cafeterias de Belo Horizonte, será revitalizado. A patrocinadora oficial do projeto será a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que além de disponibilizar parte dos recursos financeiros, também está mobilizando outros possíveis parceiros. A estimativa é que o custo para a revitalização do espaço fique entre R$ 280 mil e R$ 300 mil.

Enfrentando um dos momentos mais críticos da história e correndo o risco de encerrar as atividades, o Café Nice – que completa, em maio, 86 anos – iniciou, na última semana, a campanha “Abrace o Nice”. A campanha pretende chamar a atenção da população e atrair investidores e apoiadores. O projeto, promovido pela Oficina Paraíso, conta com uma ação de financiamento coletivo, que está em curso e tem como meta arrecadar R$ 30 mil e também busca parceiros que financiem o restante do projeto.

Conforme o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a entidade vai participar da revitalização do Café Nice patrocinando com valor financeiro, que ainda será definido, e também como um facilitador para atrair mais participantes. 

“A requalificação do Café Nice está garantida e as obras começarão em breve. O estabelecimento terá uma nova modelagem, mais moderna, mas preservando a nostalgia do local. A ideia é oferecer também produtos diferenciados, inclusive, presenteáveis como kits de xícaras, camisas e bonés alusivos ao Café Nice”.

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Os irmãos e sócios do Café Nice, Renato Moura Caldeira (camisa branca) e Tadeu de Moura Caldeira (camisa bege) e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva Foto: Estevão Galvão

Ainda de acordo com Souza e Silva, além da requalificação do espaço, o projeto para salvar o Café Nice engloba iniciativas que irão qualificar a gestão operacional e financeira da empresa. “Então, temos um projeto consistente de revitalização e também de gestão, que dará aos proprietários condições de desenvolver os negócios”, explicou o presidente da CDL/BH. 

O coordenador da campanha “Abrace o Nice”, Douglas Issa, explica que a data para o início da reforma ainda não foi definida, mas, com a garantia de recursos, as intervenções devem começar em breve. “Vamos levar os arquitetos ao Café Nice ao longo da semana para finalizar as estimativas e definir a data de início das obras”.

O sócio-proprietário do Café Nice, Renato Moura Caldeira, acredita que, com o apoio, conseguirá superar os desafios e manter o estabelecimento em funcionamento. “Estou muito confiante. Estamos passando por um momento delicado devido às mudanças promovidas nos últimos anos que provocaram o esvaziamento do centro da Capital. Receber o apoio financeiro e moral é ótimo e espero conseguir salvar o Café Nice, contribuindo, também, para a preservação da história de Belo Horizonte”.

Movimento para salvar o Café Nice pode motivar requalificação do hipercentro de Belo Horizonte 

O movimento gerado para salvar o Café Nice, segundo Souza e Silva, é importante para despertar o olhar dos belo-horizontinos para o hipercentro de Belo Horizonte, que precisa de uma revitalização. A ideia é pegar carona no movimento e transformar o Centro. 

“Nossa ideia é pegar este exemplo do Café Nice e colocar a ‘mão na massa’ para requalificação do centro da Capital. Muito se fala que é importante requalificar a região, mas é preciso agir. Nós, da CDL/BH, contratamos o ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Gabriel Azevedo como consultor para trabalhar na remodelação do hipercentro. O setor privado tem muito o que contribuir, mas também precisamos de ações da Prefeitura de Belo Horizonte”. 

Conforme Souza e Silva, a ideia também é envolver os setores de comércio e de serviços que atuam na região para promover várias ações, mesmo que de menor porte, que contribuam para uma renovação do Centro. Entre as medidas que podem contribuir para atrair consumidores para a região, Souza e Silva cita a importância de revitalizar as fachadas de lojas, recuperar as calçadas, cuidar melhor das lixeiras e o plantio de jardins. Há ainda iniciativas para a retomada dos prédios com os rooftops e a instalação de LEDs luminosos na Praça Sete.   

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