Cefet-MG disputará competição internacional

17 de abril de 2019 às 0h02

img
Crédito: Divulgação

A equipe Fórmula Cefast do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) participará da competição mundial Fórmula SAE Michigan, promovida pela SAE International. Universitários de 10 países estarão no Michigan Speedway (Brooklyn, Michigan, EUA) de 8 a 11 de maio para o campeonato.

A competição estudantil é exclusivamente universitária, e tem como objetivo propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir do desenvolvimento de um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

A equipe mineira foi campeã na categoria combustão da Competição Fórmula SAE Brasil – Petrobras, realizada em dezembro de 2018, em Piracicaba (SP), classificação que abriu a vaga para a prova mundial dos EUA. Os estudantes disputarão com equipes dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, México, Venezuela, Coréia do Sul, Singapura e Polônia.

Cinco dos membros da equipe Fórmula Cefast viajam para Michigan no próximo dia 26 de abril para testes avançados com o carro em solo americano, onde serão recebidos pela equipe Mracing, da Universidade de Michigan. O restante da equipe sairá do Brasil no dia 3 de maio. O veículo é o mesmo que deu à equipe o primeiro lugar no pódio da competição nacional, com alguns ajustes como a recalibração do mapa de combustível.

A Fórmula Cefast participa da Competição Fórmula SAE Brasil desde 2006 e tem se colocado entre as 10 primeiras posições. Em 2018, foi a primeira na prova de Apresentação de Projeto da categoria Combustão na competição mundial Fórmula SAE Lincoln, nos EUA, também organizada pela SAE International, e se classificou em 18º lugar nessa competição entre 80 equipes inscritas, de sete países.

A Competição Fórmula SAE Brasil – Petrobras foi disputada por 63 equipes em quatro dias de provas estáticas e dinâmicas avaliadas por juízes da indústria da mobilidade, que atraíram público aproximado de 1,5 mil pessoas.

“Os programas estudantis da SAE Brasil motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que complementam o conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o presidente da SAE Brasil, Mauro Correia.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail