Cefet-MG oficializa novo campus em Contagem

Com início das operações em 2012, inicialmente em espaço provisório cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na avenida Amazonas, em Belo Horizonte, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) acaba de inaugurar oficialmente o campus Contagem, localizado de forma definitiva no bairro Cabral. Com aportes de aproximadamente R$ 25 milhões, a unidade já funciona no local há um ano e meio.
De acordo com o diretor do campus, professor Gustavo Menezes, a unidade abrigará o primeiro curso de graduação em 2020 e contará também com usina solar e estação ecológica. “A partir de agora o compromisso de oferta de ensino e pesquisa qualificados é ainda maior. Nosso relacionamento com Contagem, município estratégico para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) congrega, entre outras iniciativas, parcerias com empresas e indústrias locais”, destacou.
Neste sentido, o campus já conta com uma incubadora e quatro empresas em processo de maturação. São três da área de desenvolvimento de jogos digitais e uma do setor químico. Mas, a intenção da escola é ampliar a atuação.
Para isso, a localização da unidade, no bairro Cabral, será fundamental. Um terreno de 78,4 mil metros quadrados foi cedido pela prefeitura e trata-se do maior entre os campi da instituição. De acordo com o diretor, o prédio está localizado em região com grande infraestrutura e em fase de crescimento e valorização.
“A localização é estratégica, pois a proximidade com empresas e indústrias contribuirá para o fomento de ofertas de estágio e emprego, além de ser uma região calma e arborizada, que oferece espaço e tranquilidade para o desenvolvimento das práticas acadêmicas”, completou.
Atualmente, são ofertados os cursos técnicos de Eletroeletrônica, Informática e Controle Ambiental, a pós-graduação em Engenharia de Software, além de ser polo do Ensino a Distância dos cursos de Eletroeletrônica, Informática para Internet e Meio Ambiente.
Segundo Menezes, há um projeto de curso superior em fase final de desenvolvimento, com a expectativa de início das atividades em 2020. “Teremos, provavelmente, a partir do segundo semestre, o curso de graduação de Engenharia Química. Além disso, em um prazo um pouco maior, de dois ou três anos, a expectativa é que tenhamos também os de Engenharia de Energia e Ciência da Computação”, revelou.
O campus Contagem abrigará também uma usina solar. No final de novembro, o Ministério da Educação anunciou a liberação de verba para a construção de usinas solares em escolas federais do Estado e o Cefet-MG será uma das instituições contempladas. Conforme o diretor, a intenção é que o projeto se estenda por toda a rede em Minas Gerais.
A unidade possui prédio principal, portaria, estacionamento e campo de futebol. São 18 salas de aula, 20 laboratórios, biblioteca, auditório principal com 220 vagas, sala de conferências para 65 pessoas, além dos setores essenciais como serviço médico e odontológico, restaurante estudantil e salas administrativas. “Hoje temos cerca de 300 alunos e a meta é ampliarmos para 1,5 mil nos próximos anos”, concluiu.
Ouça a rádio de Minas