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Santa Luzia vai ganhar “Museu do Banheiro”

Santa Luzia vai ganhar “Museu  do Banheiro”
Museu Celite, em Santa Luzia, na RMBH, vai contar a história da marca e do banheiro no Brasil, desde os anos 40 - Crédito: Divulgação

O município de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está novamente no foco da indústria de louças sanitárias Celite, marca que pertence à multinacional Roca Brasil.

Depois de investir R$ 93 milhões na expansão de sua fábrica na cidade, há sete anos, a empresa escolhe o município para receber o Museu Celite, que vai contar a história da marca e do banheiro no Brasil, desde os anos 40. O museu ficará na planta mineira, terá R$ 500 mil de investimento e será inaugurado no dia 11 de julho.

O diretor comercial e de marketing da Roca Brasil, Sérgio Melfi, afirma que a companhia sempre viu com bons olhos o mercado mineiro. Foi no Estado que a Celite encontrou mão de obra de qualidade e localização estratégica para fabricar e enviar para todo o Brasil seus produtos. A fábrica de Santa Luzia foi construída em 1968 e, em 2012, passou por uma grande obra de expansão.

Hoje, a fábrica opera com 80% de ocupação, tem 800 funcionários e sua capacidade de produção é de 4,2 milhões de peças de louças sanitárias por ano. Melfi explica que não há planos de expansão da planta nesse momento justamente porque sua atual estrutura física comporta crescimento de produção.

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Por outro lado, a empresa escolheu justamente essa fábrica para receber o Museu Celite, que já é uma preparação das ações de comemoração de 80 anos da marca, em 2021. De acordo com o diretor, como a estrutura foi erguida dentro da planta da fábrica em Santa Luzia, o investimento de R$ 500 mil foi alocado apenas na estruturação do local e na busca do acervo, que remete aos banheiros brasileiros desde a década de 40.

No museu, os visitantes encontrarão uma linha do tempo que trará não apenas as peças da Celite, mas também curiosidades sobre momentos relevantes da história brasileira e mundial. As visitas ao museu serão gratuitas e agendadas. A inauguração será no dia 11 de julho.

Sempre vimos com bons olhos o mercado mineiro, diz Melfi – Crédito: Divulgação

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