Negócios

Inscrições para 3º ciclo do Inova Cemig Lab vão até o dia 27 de julho; veja como participar

Programa de inovação aberta recebe propostas de empresas e startups do Brasil e do exterior; investimentos são de até R$ 1,6 milhão por projeto
Inscrições para 3º ciclo do Inova Cemig Lab vão até o dia 27 de julho; veja como participar
Foto: Cemig Divulgação

Empresas e startups de todo o Brasil e do exterior já podem se inscrever no 3º ciclo do Inova Cemig Lab, o maior programa de inovação aberta do País, promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As inscrições começam nesta sexta-feira (27) e vão até o dia 27 de julho.

Nesta nova etapa, a Cemig propõe 14 novos desafios, com foco em soluções criativas e sustentáveis para áreas estratégicas da companhia. Entre os temas prioritários estão:

  • redes inteligentes,
  • descarbonização da frota,
  • digitalização do relacionamento com clientes
  • e gestão de ativos.

Segundo o gerente de Inovação Aberta da Cemig, Felipe Cardoso dos Reis, o programa tem desempenhado um papel decisivo na transformação do setor elétrico em Minas Gerais e no Brasil.

“Com o Inova Cemig Lab, estamos liderando a modernização de processos, impulsionando a adoção de tecnologias emergentes e fomentando o desenvolvimento sustentável e tecnológico em Minas Gerais e no Brasil. As expectativas para os próximos ciclos são altas, com novas oportunidades para empreendedores dispostos a revolucionar o setor por meio da criatividade e da tecnologia”, comenta o gerente da companhia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Lançado em março de 2024, o Inova Cemig Lab já atraiu mais de 250 propostas, recebidas por meio de um edital internacional, com inscrições de 15 estados brasileiros e 17 países, espalhados pelos cinco continentes. Nas duas primeiras edições, os desafios envolveram temas como digitalização do setor elétrico e o uso do hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável.

Até agora, o programa já resultou em 26 contratos assinados com startups, que estão recebendo até R$ 1,6 milhão cada para o desenvolvimento de soluções alinhadas aos desafios da companhia.

“Esperamos deixar um legado para Minas Gerais, impulsionando o ecossistema de inovação, conectando universidades, startups, hubs e centros de pesquisa, e mostrando que é possível inovar dentro de uma empresa pública com responsabilidade, estratégia e visão de longo prazo”, destaca Reis.

Mais informações sobre o programa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do Inova Cemig.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas