Cemig adquire 51% da Hidrelétrica Pipoca por R$ 36 milhões
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio de sua subsidiária Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), adquire 51% das ações da Hidrelétrica Pipoca (PCH Pipoca) detidas pela Serena Geração, subsidiária integral da Serena Energia. A operação, no valor de R$ 36,33 milhões, ocorre após a empresa mineira exercer seu direito de preferência no dia 14 de agosto do ano passado.
Em comunicado ao mercado, divulgado nessa quarta-feira (21), a estatal esclarece que esse direito decorre da transferência de controle indireto da hidrelétrica, efetivada no dia 4 de novembro de 2025. Já o valor estipulado está sujeito a reajuste com base em 100% da taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) desde o dia 15 de maio de 2025 até a data do leilão da Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) da Serena Energia.
A companhia ainda pontua que a operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais neste tipo de negociação, e à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atualmente, a Cemig GT detém 49% das ações da PCH Pipoca, localizada na cidade de Ipanema, na porção Leste do Estado. A aquisição das ações restantes integralizará a participação no ativo, com 20 megawatts (MW) de potência instalada e 11,9 MW médios de garantia física.
Ouça a rádio de Minas