Cemig SIM investe R$ 52,8 milhões e amplia controle sobre usinas solares
A Cemig Soluções Inteligentes em Energia (Cemig SIM), subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), concluiu, na última sexta-feira (19), a aquisição de participações em três usinas fotovoltaicas de geração distribuída (UFVs). O investimento aportado na operação foi de R$ 52,8 milhões.
A operação envolve a aquisição de 51% em duas usinas fotovoltaicas e 100% em outra. No total, os equipamentos somam 10 megawatt-pico (MWp) de potência instalada.
Em comunicado ao mercado, a estatal destaca que, com essa aquisição, a Cemig SIM encerra as parcerias até então existentes, passando a deter participação integral em todos os ativos próprios do portfólio. A empresa ainda esclarece que o movimento está alinhado ao planejamento estratégico da companhia.
Vale lembrar que, no início deste mês, a subsidiária já havia concluído o processo de reorganização societária de 11 usinas fotovoltaicas de geração distribuída (UFVs), junto à Mori Energia, holding da Comerc Energia. As unidades possuem potência instalada de 53,7 MWp.
Antes da operação, a Mori Energia possuía 51% da participação nessas 11 sociedades de propósito específico (SPEs), enquanto a Cemig SIM controlava os outros 49% do portfólio. Após a conclusão do processo, a subsidiária da estatal mineira passou a controlar 100% de seis UFVs com 27 MWp, e a Comerc controla, indiretamente, 100% das outras cinco usinas, com potência de 26,7 MWp.
O planejamento estratégico da Cemig prevê a otimização dos ativos com 100% de participação e o aumento da eficiência operacional, por meio da captura de sinergias comerciais, administrativas e operacionais. A Cemig SIM integra o Grupo Cemig e atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica em diversas matrizes, por meio de suas empresas e consórcios.
Ouça a rádio de Minas