Negócios

Cemig SIM e Huawei assinam parceria para acelerar a inovação no setor elétrico brasileiro

Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado durante a Intersolar South America 2025, maior evento de energia solar da América Latina
Cemig SIM e Huawei assinam parceria para acelerar a inovação no setor elétrico brasileiro
Crédito: Pixabay

A Cemig SIM, líder regional no segmento de minigeração distribuída em Minas Gerais, e a Huawei, líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) durante a Intersolar South America 2025, maior evento de energia solar da América Latina.

A cooperação tem como objetivo o desenvolvimento e a otimização de soluções e produtos inovadores, com foco em eficiência energética, visando à transformação digital do mercado. O acordo permitirá o desenvolvimento de projetos-piloto em áreas como uso de soluções em inteligência artificial, big data e IoT, que resultam em maior eficiência operacional e confiabilidade no fornecimento de energia a residências e empresas. O objetivo é desenvolver serviços baseados em diferenciação e que agreguem valor à experiência do cliente final, além de criar modelos de negócios e soluções que contribuam para um futuro energético mais inteligente e sustentável.

“A proximidade com empresas de inovação é fator estratégico para o nosso negócio. Essa aliança permitirá que as empresas aportem suas especialidades com foco em produtos de vanguarda para o mercado. Todo o escopo está em consonância com as tendências e atualizações necessárias para atender à demanda e apoiar o plano de expansão da Cemig SIM”, afirma o CEO da Cemig SIM, Iuri Mendonça.

Para o diretor de Contas – Energia Renovável da Huawei Digital Power, Bruno Zitnick, a parceria reforça o compromisso de ambas as empresas com o avanço da digitalização no setor de energia brasileiro. “Acreditamos que a nossa tecnologia, aliada à expertise da Cemig SIM, criará um modelo de inovação que poderá servir de base para a expansão de novas soluções em escala nacional. Estamos entusiasmados com essa formalização e esperamos poder contribuir para um futuro energético mais eficiente e sustentável no Brasil”, explica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas