Cemig SIM realiza reorganização societária de portfólio com 11 usinas fotovoltaicas
A Cemig Soluções Inteligentes em Energia (Cemig SIM), subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), concluiu, nessa terça-feira (2), o processo de reorganização societária de 11 usinas fotovoltaicas de geração distribuída (UFVs), junto a Mori Energia, uma holding da Comerc Energia. Esses equipamentos possuem uma potência instalada de 53,7 megawatt-pico (MWp).
A operação consiste no “descruzamento” de participação societária entre as partes envolvidas. Antes desse acordo, a Mori Energia respondia por 51% da participação nessas 11 sociedades de propósito específico (SPEs), enquanto a Cemig SIM controlava os outros 49% do portfólio.
Após a conclusão da transação, cada parte deterá 100% de participação em determinadas usinas fotovoltaicas. A Cemig SIM passará a controlar 100% de seis UFVs com 27 MWp, e a Comerc deterá, indiretamente, 100% das outras cinco usinas, com potência de 26,7 MWp.
De acordo com a Cemig, esse processo de reorganização societária está alinhado ao planejamento estratégico da companhia, que propõe a otimização dos ativos com 100% de participação e o aumento da eficiência operacional, por meio da captura de sinergias comerciais, administrativas e operacionais.
Em documentos enviados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as partes envolvidas defenderam que essa operação é absolutamente incapaz de gerar quaisquer prejuízos ao ambiente concorrencial. “A Operação resultará somente em reforço de sobreposição horizontal mínima no mercado de geração distribuída de energia elétrica, uma vez que as Partes já são as únicas acionistas das SPEs”, explicam.
A Cemig SIM é uma integrante do Grupo Cemig, que atua na geração, na transmissão e na comercialização de energia elétrica em diversas matrizes por meio de suas empresas e consórcios. Já a Mori Energia é uma sociedade holding integralmente detida pela Comerc Energia, voltada para a consolidação dos projetos de geração de energia distribuída do Grupo Comerc.
Ouça a rádio de Minas